Estime a quantidade de (em mols) que pode ser obtida de 0,30 mols de na reação:

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de química juntos! A gente precisa descobrir quantos mols de a gente consegue produzir a partir de 0,30 mols de usando a reação fornecida. Vamos usar o conteúdo de estequiometria, que nos ajuda a relacionar as quantidades dos reagentes e produtos nas reações químicas. Precisaremos olhar para os coeficientes da equação balanceada para fazer as conversões.

Passo 2

Primeiro, vamos olhar a equação balanceada:
Os números na frente das substâncias são os coeficientes estequiométricos e nos dizem a proporção em que as substâncias reagem e são formadas.

Passo 3

Nos interessa a relação entre e . Da equação, vemos que 6 mols de produzem 1 mol de . Isso quer dizer que para cada 6 mols de que usamos, a gente ganha 1 mol de .

Passo 4

Agora, vamos usar uma regra de três simples para calcular quantos mols de a partir de 0,30 mols de .

Passo 5

Resolvendo a regra de três:

Resposta

A quantidade de que pode ser obtida é 0,05 mols.

Exercícios relacionados

O etanol também é um combustível e, na presença de , produz os mesmos produtos que Octano.
a) Escreva a equação balanceada de combustão do etanol.
b) Considerando a quantidade de emitida, do ponto de vista ambiental, qual dos dois combustíveis é menos danoso ao meio ambiente?
A hidrazina, , é um líquido oleoso usado como combustível espacial. Ela é preparada em água, oxidando-se a amônia com íons hipoclorito :
(I) Quando de amônia reagem com o íon hipoclorito, formaram-se de hidrazina . Qual éo rendimento percentual da hidrazina?
A reação abaixo éérealizada com 12 mols de e 12 mols de .

(a) Identifique o reagente em excesso.
(b) Estime quantos mols de cada produto são gerados e quantos mols do reagente em excesso restarão ao término da reação.
O octano éo principal componente do combustível gasolina. A combustão do octano, na presença de gás oxigênio, produz gás carbônico e água.
a) Escreva a equação balanceada para este processo.
b) Considerando uma massa de 1 kg de octano, qual deve ser o volume de gás liberado?
(Considere que nas condições da reação de gás).