Dê a estrutura dos compostos a seguir, utilizando OBRIGATÓRIAMENTE fórmulas estruturas de linhas de ligação tridimensionais:
e) trans-1,2-dibromoeteno;
e) trans-1,2-dibromoeteno;
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! O enunciado pede para a gente desenhar a estrutura de um composto químico específico, usando fórmulas de linhas de ligação tridimensionais. O conteúdo aqui é de Química Orgânica, mais precisamente sobre isomeria geométrica. Para isso, vamos precisar entender como representar os átomos e suas ligações em 3D, além de saber identificar a configuração trans em compostos insaturados.
Passo 2
Primeiro, vamos decompor o nome do composto: trans-1,2-dibromoeteno. Isso nos diz que temos um eteno (C₂H₄) com dois átomos de bromo (Br) ligados nas posições 1 e 2, e a orientação desses bromos é trans, ou seja, estão em lados opostos da dupla ligação.
Passo 3
Agora, vamos desenhar a estrutura básica do eteno. O eteno tem dois átomos de carbono ligados por uma dupla ligação, e cada carbono está também ligado a dois átomos de hidrogênio:
H₂C=CH₂
Passo 4
Como temos dibromo, substituímos dois hidrogênios por dois bromos. Fica assim:
Br
|
C=C
|
Br
Passo 5
Mas precisa ser trans, o que significa que os dois bromos estão em lados opostos da dupla ligação. Para representar isso tridimensionalmente, usamos linhas de ligação que mostram a orientação para frente e para trás. A estrutura final fica:
Br
\
C = C
/
Br
Isso mostra que um bromo está “para cima” e o outro “para baixo”, indicando a configuração trans.
Resposta
A estrutura tridimensional de trans-1,2-dibromoeteno é representada por:
Ou, em formato de linha de ligação tridimensional: