(EXPECEX-SP) Uma fonte luminosa projeta luz sobre as paredes de uma sala; um pilar intercepta parte dessa luz. A penumbra que se observa é devida ao(s):
a) fato de não ser pontual a fonte luminosa.
b) fato de nāo se propagar a luz rigorosamente emlinha reta.
c) fenômenos de interferência da luz depois detangenciar os bordos do pilar.
d) fenômenos da refração.

Passo 1

Vamos resumir o exercício: uma fonte de luz ilumina as paredes de uma sala e há um pilar que bloqueia parte dessa luz, formando uma penumbra. O conteúdo envolvido aqui é Óptica, mais especificamente sobre sombras e tipos de sombras. Para resolver, precisamos entender por que a penumbra se forma quando uma fonte de luz não é idealizada.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é uma penumbra. Quando a luz de uma fonte não pontual, ou seja, uma fonte que tem dimensão e não é um ponto único, incide sobre um objeto, como um pilar, ela não projeta apenas uma sombra totalmente escura (umbra), mas também uma região ao redor com iluminação parcial, que chamamos de penumbra.

Passo 3

Isso acontece porque, em uma fonte de luz não pontual, diferentes pontos da fonte enviam luz em direções ligeiramente diferentes. Portanto, alguns raios de luz conseguem contornar o objeto parcialmente, criando áreas onde a sombra não é totalmente escura. Esse efeito é característico das fontes de luz que possuem tamanho finito.

Passo 4

Vamos analisar as alternativas:
a) Fonte não pontual: Está diretamente relacionado à formação da penumbra, conforme explicado.
b) Propagação não estritamente retilínea: A luz, em geral, propaga-se em linhas retas no vácuo, e pequenas desvios não explicam a penumbra.
c) Interferência da luz: Fenômenos de interferência podem causar padrões de luz e sombra, mas não são a principal causa da penumbra.
d) Refração: A refração envolve a mudança de direção da luz ao passar por meios diferentes, não relacionada diretamente à formação da penumbra.

Resposta

a) fato de não ser pontual a fonte luminosa.

Exercícios relacionados