Num experimento de laboratório, um circuito contém um cabo reto cilíndrico de 50 cm de comprimento e 5 mm de raio. Por ele passa uma corrente de densidade . Sabendo que nessa região existe um campo magnético , qual a força magnética agindo no fio?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre um fio cilíndrico com 50 cm de comprimento e 5 mm de raio, passando uma corrente com densidade . Na região do fio, existe um campo magnético . Queremos descobrir qual é a força magnética que age no fio. Para resolver isso, vamos usar conceitos de corrente elétrica, campo magnético e a força que eles exercem mutuamente. Precisaremos calcular a corrente total no fio e depois aplicar a fórmula da força magnética em um fio.

Passo 2

Primeiro, vamos encontrar a área da seção transversal do fio, que é circular. A fórmula para a área de um círculo é:
Aqui, .

Passo 3

Calculando a área:

Passo 4

Agora, vamos calcular a corrente total que passa pelo fio. A corrente é dada pela densidade de corrente multiplicada pela área:
Arredondando, .

Passo 5

Com a corrente total, vamos usar a fórmula da força magnética em um fio:
Onde:
  • é o vetor comprimento do fio. Como o fio é reto e alinhado no sentido do comprimento, (50 cm = 0,5 m).
  • .

Passo 6

Calculando o produto vetorial :

Passo 7

Agora, multiplicamos pela corrente :

Resposta

A força magnética agindo no fio é de aproximadamente .

Exercícios relacionados

Uma região do espaço tem um campo magnético constante e uniforme . 3 partículas de carga e massa cada uma movem-se nesta região do espaço. A primeira com velocidade , a segunda com e a terceira com . Descreva o movimento de cada uma.
Dois solenoides coaxiais tem de comprimento. Um deles tem raio de 5 cm e 1000 espiras enquanto o outro tem raio de 2 cm e 400 espiras. Calcule a indutância mútua.
Uma espira quadrada de 20 cm de lado e resistência está contida no plano com os seus lados paralelos aos eixos coordenados. Em , o centro da espira está na origem do sistema de coordenadas, e nesse instante a espira passa a se movimentar com velocidade constante de na direção . O campo magnético na região é dado por . Calcule o fluxo magnético na espira e o valor da força eletromotriz induzida em . Em seguida, determine em a força magnética resultante na espira devido a corrente induzida e ao campo externo e determine a sua direção.
Um ímã se afasta de uma bobina cilíndrica (inicialmente sem corrente) seguindo uma trajetória em linha reta no eixo de simetria da bobina. Durante o movimento, a força que a bobina exerce no ímã devido a lei de Faraday é de atração ou repulsão?