Explique o que é (b) a reatância capacitiva.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente precisa entender o que é reatância capacitiva. Isso faz parte da matéria de circuitos elétricos, mais especificamente sobre como os capacitores se comportam em correntes alternadas (AC). Para isso, vamos precisar saber o que é capacitância e como ela interage com a frequência da corrente.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é capacitância. Capacitância é a habilidade de um capacitor em armazenar carga elétrica. Ela é medida em Farads (F). Basicamente, quanto maior a capacitância, mais carga o capacitor pode guardar.
Passo 3
Agora, em um circuito de corrente alternada (AC), a corrente muda de direção e intensidade constantemente. Diferente da corrente contínua (DC), onde a corrente flui sempre na mesma direção, a AC está sempre oscilando.
Passo 4
É aí que entra a reatância capacitiva. Reatância capacitiva, denotada por $ X_c $, é a resistência que o capacitor oferece à passagem dessa corrente alternada. Não é uma resistência comum, porque depende de quão rápido a corrente está oscilando (a frequência) e da capacitância do capacitor.
Passo 5
A fórmula para calcular a reatância capacitiva é:
Onde:
- $ X_c $ é a reatância capacitiva,
- $ f $ é a frequência da corrente,
- $ C $ é a capacitância do capacitor,
- $ \pi $ é aproximadamente 3,1416.
Passo 6
O que essa fórmula nos mostra é que a reatância capacitiva diminui conforme a frequência aumenta e também diminui se a capacitância for maior. Ou seja, capacitores com maior capacitância ou em circuitos com maior frequência deixam a corrente passar mais facilmente.
Resposta
A reatância capacitiva é a resistência que um capacitor oferece à passagem da corrente alternada, calculada pela fórmula $ X_c = \frac{1}{2\pi f C} $. Ela depende da frequência da corrente e da capacitância do capacitor, diminuindo com o aumento de ambos.