Explique por que CO2 e CCl 4 são ambos apolares, embora contenham ligações polares.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para explicar por que o CO2 e o CCl 4 são apolares, mesmo tendo ligações polares. Vamos precisar entender um pouco sobre polaridade das moléculas, ligações químicas polares e a geometria molecular para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, é importante saber que uma ligação polar ocorre quando dois átomos compartilham elétrons de forma desigual, ou seja, um átomo atrai mais os elétrons que o outro. Isso cria uma diferença de eletronegatividade entre os dois átomos, resultando em dipolos positivos e negativos.

Passo 3

Agora, mesmo que cada ligação individual seja polar, a molécula inteira pode ser apolar se os dipolos das ligações se cancelarem. Isso depende da geometria da molécula, ou seja, de como os átomos estão arranjados no espaço.

Passo 4

Vamos olhar para o CO2. Ele tem uma estrutura linear, com o átomo de carbono no meio e dois átomos de oxigênio nas pontas opostas. As duas ligações C=O são igualmente polares e estão alinhadas em direções opostas.

Passo 5

Devido à geometria linear, os dipolos das duas ligações C=O se cancelam exatamente. Isso faz com que a molécula inteira não tenha um dipolo líquido, sendo, portanto, apolar.

Passo 6

Já o CCl 4 tem uma geometria tetraédrica, com o átomo de carbono no centro e quatro átomos de cloro nos cantos de um tetraedro. Todas as ligações C-Cl são polares.

Passo 7

No caso do CCl 4, a simetria tetraédrica faz com que os quatro dipolos das ligações C-Cl se anulem mutuamente. Como resultado, não há uma direção preferencial para o dipolo total, tornando a molécula apolar.

Resposta

Portanto, tanto o CO2 quanto o CCl 4 são apolares porque suas geometria simétrica faz com que os dipolos das ligações polares se cancelem, resultando em moléculas sem dipolo líquido.

Exercícios relacionados