Explique a estabilidade dos radicais a seguir: (Valor: 1,0 ponto)
Passo 1
Então, a gente vai falar sobre a estabilidade dos radicais, que é um tópico de química. Para resolver isso, vamos precisar entender o que são radicais livres e os fatores que influenciam a estabilidade deles, como ressonância, hiperconjugação e a estabilidade dos radicais primários, secundários e terciários.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é um radical. Radicais são moléculas que possuem um elétron desemparelhado, o que os torna altamente reativos. Essa reatividade está ligada à estabilidade do radical: quanto mais estável for, menos reativo ele é.
Passo 3
Um dos principais fatores que afetam a estabilidade dos radicais é a resonância. Quando um radical pode distribuir seu elétron desemparelhado através de diferentes estruturas de ressonância, ele se torna mais estável porque a carga é distribuída.
Passo 4
Outro fator importante é a hiperconjugação, que ocorre quando os elétrons dos orbitais sigma (σ) de ligações adjacentes interagem com o orbital p vazio do radical. Isso também ajuda a estabilizar o radical distribuindo a carga eletrônica.
Passo 5
Além disso, a estabilidade dos radicais aumenta à medida que há mais grupos alquila ligados ao carbono que carrega o radical. Ou seja:
- Radicais primários (ligados a um grupo) são menos estáveis.
- Radicais secundários (ligados a dois grupos) têm estabilidade intermediária.
- Radicais terciários (ligados a três grupos) são os mais estáveis devido à maior hiperconjugação e ressonância possíveis.
Resposta
A estabilidade dos radicais aumenta com a capacidade de ressonância e hiperconjugação, bem como com o número de grupos alquila ligados ao carbono do radical. Assim, radicais terciários são mais estáveis que os secundários, que por sua vez são mais estáveis que os primários.
Exercícios relacionados
Calcule a carga formal no átomo indicado em cada uma das seguintes moléculas ou íons: (a) do átomo de O central em
;
Explique as seguintes tendências de energias de rede: (b)
;
Por que os produtos majoritários das reações a seguir são diferentes, mesmo ambas as reações ocorrendo com o reagente 1-buteno? Mostre o mecanismo para as duas reações. (Valor: 2,0 pontos)
Qual a diferença entre sólidos amorfos e cristalinos?