Explique de forma simples qual foi a correção de Maxwell na Lei de Àmpere.

Passo 1

Beleza, a questão pede para a gente explicar de forma simples qual foi a correção que o Maxwell fez na Lei de Ampère. Vamos mergulhar um pouco de eletromagnetismo para entender isso. Precisamos saber o que é a Lei de Ampère e o que Maxwell percebeu que estava faltando nela para resolver alguns problemas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é a Lei de Ampère. Básicamente, ela relaciona o campo magnético ao redor de um fio condutor com a corrente elétrica que passa por ele. Em termos simples, quanto mais corrente passando, mais forte é o campo magnético ao redor do fio.

Passo 3

Porém, Maxwell percebeu que a Lei de Ampère não funcionava direitinho em todas as situações, especialmente quando a corrente elétrica mudava com o tempo, como em capacitores durante a carga e descarga. Nesses casos, a lei original de Ampère não conseguia explicar o campo magnético criado.

Passo 4

Para corrigir isso, Maxwell adicionou um termo chamado “corrente de deslocamento”. Esse termo leva em conta as mudanças no campo elétrico ao longo do tempo, mesmo onde não há corrente elétrica real passando. Assim, a Lei de Ampère foi ajustada para incluir esse efeito, garantindo que as equações funcionassem para todas as situações, inclusive as que envolvem campos elétricos variáveis.

Resposta

A correção de Maxwell na Lei de Ampère consistiu em adicionar a “corrente de deslocamento”, que considera as mudanças no campo elétrico ao longo do tempo. Isso permitiu que a lei explicasse corretamente a criação de campos magnéticos em situações onde a corrente elétrica varia, como em capacitores, garantindo a consistência das equações do eletromagnetismo.

Exercícios relacionados

(2,5 pontos) Uma amostra de ferro em forma de paralelepípedo tem dimensões 1,2 cm times 1,2 cm times 15 cm. Uma diferença de potencial é aplicada à amostra entre faces paralelas de tal forma que as faces são superficies equipotencials. Determine a resistência da amostra se as faces paralelas forem (a) as extremidades quadradas (de dimensöes 1,2 cm X 1,2 cm ) e (b) as extremidades retangulares (de dimensões 1,2 cm X 15 cm ). Dados: rhoFe=9,68 times 10^-8 Omega m
Duas linhas de campo elétrico nunca se cruzam. Por quê?
Calcule o centro de massa: a) do sistema de partículas; b) do hemisfério abaixo de raio R; c) do cone cortado de raios R1 e R2 e de altura h; d) da calota esférica de raio R e altura h :
d)
Um resistor tem a forma de um tronco de cone circular reto de raios a e b, altura l e resistividade rho. Mostre que a resistência elétrica deste sistema é R=rho l /(pi ab).