Faça uma função contaNumerosB(d1, d2, a, b) para retornar a soma dos números múltiplos de d1 ou de d2 no intervalo [a…b]

Passo 1

Vamos entender o que o exercício está pedindo. Precisamos criar uma função chamada contaNumerosB que recebe quatro parâmetros: d1, d2, a e b. O objetivo dessa função é somar todos os números que são múltiplos de d1 ou de d2 dentro do intervalo de a até b (incluindo a e b). Para resolver isso, vamos precisar entender o que são múltiplos e como trabalhar com intervalos de números.

Passo 2

Primeiro, vamos esclarecer o que é um múltiplo. Um número n é múltiplo de d se, ao dividir n por d, o resto da divisão for zero. Isso pode ser representado matematicamente assim:
Onde \mod representa a operação módulo, que nos dá o resto da divisão de n por d.

Passo 3

Agora, precisamos definir o intervalo de números que vamos analisar, que vai de a até b. Isso significa que vamos verificar cada número começando em a e indo até b, incluindo esses números. Para cada número nesse intervalo, vamos verificar se ele é múltiplo de d1 ou de d2.

Passo 4

Vamos começar com uma soma total igual a zero. À medida que percorremos cada número no intervalo, se o número for múltiplo de d1 ou de d2, vamos adicioná-lo à nossa soma. Isso significa que estamos acumulando todos os múltiplos encontrados.

Passo 5

Depois de verificar todos os números no intervalo e somar os que são múltiplos de d1 ou d2, vamos retornar o valor total da soma. Esse será o resultado final da nossa função.

Resposta

Aqui está como você pode implementar a função contaNumerosB seguindo os passos acima:
def contaNumerosB(d1, d2, a, b):
    soma = 0
    for numero in range(a, b + 1):
        if numero % d1 == 0 or numero % d2 == 0:
            soma += numero
    return soma
Explicação do código:
  1. Inicialização da soma: Começamos com soma = 0 para armazenar a soma dos múltiplos encontrados.
  2. Iteração no intervalo: Usamos um for para percorrer cada numero no intervalo de a até b (incluindo b com b + 1 no range).
  3. Verificação de múltiplos: Dentro do laço, verificamos se o numero é múltiplo de d1 ou de d2 usando a condição numero % d1 == 0 or numero % d2 == 0.
  4. Acumulação da soma: Se a condição for verdadeira, adicionamos o numero à soma.
  5. Retorno do resultado: Após o laço, retornamos o valor total de soma, que é a soma de todos os múltiplos de d1 ou d2 no intervalo.
Exemplo de uso:
# Vamos somar os múltiplos de 3 ou 5 entre 1 e 10
resultado = contaNumerosB(3, 5, 1, 10)
print(resultado)  # Vai imprimir 33
Nesse exemplo, os múltiplos de 3 ou 5 entre 1 e 10 são: 3, 5, 6, 9, 10. E a soma deles é 33.

Exercícios relacionados

Dois companheiros sentaram-se para comer; um deles tinha cinco pães, e o outro, três. Antes de começarem a comer passou uma mulher que os cumprimentou. Os homens convidaram-na para comer com eles, repartindo os oito pães, e cada um dos três consumiu quantidades iguais de comida. Antes de ir embora, a mulher deixou aos dois homens oito moedas (iguais), dizendo que aquilo era pelo que ele tinha comido. Os dois companheiros se puseram então a discutir como dividir entre eles as oito moedas. Qual seria uma divisão justa, levando em conta o que tinham e o que comeram?
Três amigos, um dos quais tinha um macaco, compraram uma caixa de biscoitos e decidiram repartir os biscoitos na manhã seguinte. Durante a noite o primeiro deles acordou e dividiu os biscoitos em três partes iguais, restando um biscoito que ele deu ao macaco; ele comeu sua parte, devolveu o restante à caixa e foi dormir. Mais tarde o segundo amigo acordou e, sem saber que alguns dos biscoitos haviam sido retirados, dividiu os biscoitos em três partes iguais, restando um biscoito após a divisão, o qual ele deu ao macaco; ele comeu uma das três partes, devolveu o restante à caixa e foi dormir. O mesmo aconteceu com o terceiro amigo.
De manhã, os três amigos dividiram os biscoitos restantes na caixa em três partes, de novo restando um biscoito que foi dado ao macaco. Determine o número mínimo de biscoitos originalmente na caixa para que tal divisão seja possível. (Assuma que todas as divisões resultam em um número inteiro de biscoitos.)
Faça uma função contaNumerosA(d, a, b) para retornar a quantidade de números múltiplos de d no intervalo [a…b]
Faça uma função LeibnizPImod(erro) para retornar PI com erro menor do que o parâmetro passado. Por exemplo se você gerar 3.1409 com k termos e 3.1414 com 1 termos então se o erro aceitável for 0.01 você já pode retornar o valor de PI aproximado com k+1 termos. Naturalmente, se o erro for 0.000001 você terá que verificar as diferenças e aumentar o número de erros para que o número retornado seja preciso.