Por que é mais fácil manter um haltere de 10 kg em suas mãos com o braço estendido verticalmente para baixo do que mantê-lo com seu braço estendido horizontalmente?

Passo 1

Vamos entender a pergunta: Por que é mais fácil segurar um haltere de 10 kg com o braço estendido para baixo do que com o braço estendido para o lado? Aqui, vamos usar conceitos de torque e força para resolver. Precisamos entender como a posição do braço afeta a força que nossos músculos precisam exercer para manter o haltere.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre força. A força é algo que empurra ou puxa um objeto. No caso do haltere, a força da gravidade está puxando ele para baixo. Essa força pode ser calculada usando a fórmula:
onde é a força, é a massa (10 kg) e é a aceleração da gravidade ( ²).

Passo 3

Agora, vamos introduzir o conceito de torque. O torque é uma medida de quanto uma força faz um objeto girar em torno de um ponto, como o ombro. A fórmula do torque é:
onde é o torque, é a força e é a distância perpendicular entre a linha da força e o ponto de rotação (ombro).

Passo 4

Quando o braço está estendido verticalmente para baixo, a distância entre a força da gravidade e o ombro é praticamente zero, porque a força está alinhada com o braço. Então, o torque é:
²
Isso significa que não há torque tentando girar o braço para baixo, tornando mais fácil segurar o haltere.

Passo 5

Por outro lado, quando o braço está estendido horizontalmente para o lado, a distância é máxima, pois o haltere está a uma distância perpendicular do ombro. Assim, o torque é:
²
Aqui, é a extensão do braço, o que gera um torque significativo que os músculos precisam combater para manter o braço na posição.

Passo 6

Como o torque é maior quando o braço está horizontal, os músculos precisam exercer mais força para segurar o haltere nessa posição. Isso torna mais difícil manter o haltere estendido para o lado do que para baixo.

Resposta

É mais fácil manter o haltere com o braço estendido verticalmente para baixo porque o torque gerado pela força da gravidade é praticamente zero nessa posição, exigindo menos esforço muscular para segurar o peso.

Exercícios relacionados

Uma única força aplicada a um corpo pode alterar simultaneamente seus movimentos de translação e de rotação? Explique.
(a) É possível que um corpo esteja em equilíbrio translacional (a primeira condição), mas não em equilíbrio rotacional (a segunda condição)? Ilustre sua resposta com um exemplo simples. (b) Um objeto pode estar em equilíbrio rotacional, mas não em equilíbrio translacional? Justifique sua resposta com um exemplo simples.
Determine a equação do caminho que liga a origem ao ponto sobre plano xy , o qual torna a integral estacionária.
Considere uma massa m movendo-se em duas dimensões com energia potencial , onde . Obtenha a Lagrangiana, usando coordenadas x e y, e determine as duas equações de movimento de Lagrange. Descreva as suas soluções. [Essa é a energia potencial de um ion em uma