Como fazemos a escolha de um indicador para ser utilizado na Volumetria de Neutralização?

Passo 1

Vamos falar sobre como escolher um indicador para usar na Volumetria de Neutralização. Esse assunto faz parte da química, mais especificamente da parte de análise volumétrica, onde a gente determina a concentração de uma solução através de reações de neutralização. Para resolver isso, vamos precisar entender o que são indicadores, como funcionam nas reações ácido-base e quais são os critérios para selecionar o melhor indicador para a nossa análise.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um indicador. Um indicador é uma substância que muda de cor quando ocorre uma reação química. Na neutralização, ele nos ajuda a identificar o ponto de equivalência, que é quando a quantidade de ácido é exatamente igual à quantidade de base na reação.

Passo 3

Agora, para escolher o indicador certo, precisamos saber o pH no ponto de equivalência da nossa reação. O pH é uma medida que indica se a solução é ácida, neutra ou básica. Diferentes reações de neutralização têm diferentes pHs no ponto de equivalência. Por exemplo, se estamos neutralizando um ácido forte com uma base forte, o pH no ponto de equivalência será próximo de 7, que é neutro.

Passo 4

Depois de determinar o pH no ponto de equivalência, escolhemos um indicador que mude de cor nesse intervalo de pH. Cada indicador tem uma faixa de pH na qual ocorre a mudança de cor, chamada de intervalo de viragem. Queremos que o intervalo de viragem do indicador inclua o pH do ponto de equivalência da nossa reação.

Passo 5

Vamos ver um exemplo. Se estivermos fazendo uma titulação de ácido forte com base forte, e o pH no ponto de equivalência é 7, podemos escolher um indicador como a fenolftaleína, que muda de incolor para rosa entre pH 8,2 e 10. Mesmo que o ponto de equivalência seja 7, a fenolftaleína ainda pode ser usada porque a mudança de cor ocorre logo após o ponto de equivalência, facilitando a visualização.

Passo 6

Por outro lado, se estivermos neutralizando um ácido fraco com uma base forte, o pH no ponto de equivalência será maior que 7. Nesse caso, escolheríamos um indicador que muda de cor em um intervalo de pH mais elevado, como a tetraclorofenolftaleína, que tem um intervalo de viragem apropriado para esse tipo de reação.

Resposta

Para escolher um indicador na Volumetria de Neutralização, primeiro determinamos o pH no ponto de equivalência da reação e, em seguida, selecionamos um indicador cujo intervalo de viragem de pH inclua esse valor, garantindo que a mudança de cor ocorra precisamente no ponto certo da neutralização.

Exercícios relacionados