Um fio de aço CA 60 de 3,4 mm de bitola foi ensaiado quanto ao alongamento e apresentou medida final de
. Sabendo que a medida inicial tomada foi de 10 vezes o diâmetro do fio, tal como a norma recomenda como valor mínimo, verifique se este aço foi aprovado neste ensaio. Explique ainda o que representa o ensaio de alongamento (medida de qual propriedade do aço) e responda qual seria o resultado do laudo de ensaio se este aço fosse um CA 50.
Passo 1
Então, vamos lá! Você me passou um exercício sobre um fio de aço CA 60 com diâmetro de 3,4 mm que foi testado para verificar seu alongamento. A medida final foi de 36,20 mm. Precisamos descobrir se esse aço passou no teste de alongamento conforme as normas, além de entender o que esse teste realmente mede. Também vamos pensar no que aconteceria se o aço fosse CA 50.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular o comprimento inicial do fio. A norma recomenda que o comprimento inicial seja 10 vezes o diâmetro do fio. Então:
Passo 3
Agora, sabemos que após o teste, o comprimento final do fio foi de 36,20 mm. Para encontrar quanto ele alongou, subtraímos o comprimento inicial do final:
Passo 4
Para saber se o aço foi aprovado, precisamos calcular o percentual de elongação, que é dado por:
Passo 5
Agora, vamos verificar qual é o percentual mínimo de elongação exigido pela norma para o aço CA 60. Geralmente, para esse tipo de aço, o mínimo é cerca de 17%. Como nosso resultado foi de aproximadamente 6,47%, que é menor que 17%, o aço não foi aprovado no ensaio de alongamento.
Passo 6
O ensaio de alongamento mede a ductilidade do aço, ou seja, a capacidade do material de se deformar sem quebrar. Um valor maior de elongação indica que o aço é mais flexível e resistente à fratura sob tensão.
Passo 7
Se esse aço fosse um CA 50, o percentual mínimo de elongação exigido pela norma poderia ser diferente, geralmente menor que o do CA 60. Supondo que para o CA 50 o mínimo seja, por exemplo, 12%, ainda assim, com nosso resultado de 6,47%, o aço também não seria aprovado.
Resposta
O fio de aço CA 60 apresentou um percentual de elongação de aproximadamente 6,47%, o que está abaixo do mínimo exigido pela norma de 17%. Portanto, esse aço não foi aprovado no ensaio de alongamento. O ensaio de alongamento mede a ductilidade do material, e se o aço fosse CA 50, com um requisito mínimo menor, ele ainda não seria aprovado com o resultado obtido.