Uma fonte pontual isotrópica emite luz com comprimento de onda de 450 nm e potência de 1000 W . Um detector de luz é posicionado a 500 m da fonte. Se a componente magnética da onda eletromagnética é dada por , responda: a) qual o valor da frequência angular ?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma fonte que emite luz com um comprimento de onda de 450 nm e uma certa potência. A gente precisa encontrar o valor da frequência angular, representada por . Para isso, vamos usar alguns conceitos de ondas eletromagnéticas, especialmente como relacionar o comprimento de onda com a frequência.

Passo 2

Primeiro, é importante saber que a frequência angular está relacionada com a frequência pela fórmula . Então, nosso objetivo é encontrar a frequência e depois multiplicar por para achar .

Passo 3

A frequência de uma onda está relacionada à velocidade da luz e ao comprimento de onda pela relação . Sabemos que a velocidade da luz no vácuo é aproximadamente e o comprimento de onda dado é . Vamos converter 450 nm para metros: .

Passo 4

Agora, vamos calcular a frequência :

Passo 5

Agora que temos a frequência , vamos calcular a frequência angular usando :

Resposta

O valor da frequência angular é aproximadamente .

Exercícios relacionados

O campo elétrico associado a uma onda eletromagnética plana é dado por , onde e . c) Determine o vetor de Poynting.
Suponha que uma lâmpada de 40 W emita toda a sua energia em forma de luz, uniformemente em todas as direções. Estime os valores quadráticos médios Erms e Brms a uma distância de 2 m da lâmpada.
O campo elétrico associado a uma onda eletromagnética plana é dado por , onde e . a) Qual a direção de propagação da onda?
O campo elétrico associado a uma onda eletromagnética plana é dado por , onde e . a) Qual a direção de propagação da onda? b) Determine o vetor campo magnético da onda, c) Determine o vetor de Poynting, d) Determine a intensidade média da onda.