Uma fonte sonora localizada no ar emite um som em 720 Hz . O som passa para a água e atinge um mergulhador. Considerando a velocidade do som no ar 340 m/s e na água 1440 m/s. Encontre o comprimento de onda e a frequência do som que atinge o mergulhador.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem uma fonte sonora que emite um som de 720 Hz no ar, e esse som passa para a água, chegando até um mergulhador. A gente sabe que a velocidade do som no ar é de 340 m/s e na água é de 1440 m/s. Nosso objetivo aqui é encontrar o comprimento de onda e a frequência do som quando ele chega na água. Para isso, vamos precisar entender como a velocidade, a frequência e o comprimento de onda estão relacionados nas ondas sonoras.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular o comprimento de onda do som na água. A fórmula que liga a velocidade (v), a frequência (f) e o comprimento de onda (λ) é:
v = lambda times f
Queremos encontrar o comprimento de onda na água, então vamos isolar lambda:
lambda = vf
A velocidade do som na água é 1440 m/s e a frequência permanece a mesma quando o som passa de um meio para outro, então f = 720 Hz.
lambda = 1440, m/s720, Hz = 2, m

Passo 3

Agora, vamos falar sobre a frequência do som na água. Quando o som passa de um meio para outro, a frequência não muda, ela permanece a mesma. Isso porque a frequência está relacionada à fonte sonora e não ao meio que está transmitindo o som.

Resposta

O comprimento de onda do som que atinge o mergulhador é de 2 metros e a frequência continua sendo 720 Hz.

Exercícios relacionados