O fósforo pode ter número de oxidação positivo ou negativo. Quais seriam os valores positivos e negativos máximos que o fósforo poderia ter dentro de um critério químico realista para o número de oxidação. Justifique sua resposta.
Passo 1
Então, o exercício está pedindo para a gente descobrir qual é o maior número de oxidação positivo e negativo que o fósforo pode ter de forma realista. Vamos usar conhecimentos de química sobre os números de oxidação e a estrutura eletrônica do fósforo para resolver isso.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que o número de oxidação indica quantos elétrons um átomo pode ganhar ou perder quando forma ligações químicas. O fósforo está no grupo 15 da tabela periódica, o que significa que ele tem 5 elétrons na camada de valência.
Passo 3
Para formar um íon negativo, o fósforo pode ganhar elétrons. Como ele tem 5 elétrons na camada de valência, ele pode ganhar até 3 elétrons para completar o octeto, resultando em um número de oxidação de
.
Passo 4
Por outro lado, para formar íons positivos, o fósforo pode perder elétrons. Como ele possui 5 elétrons de valência, ele pode perder todos eles, chegando a um número de oxidação de
. Esse é o estado de oxidação mais comum e o mais alto que o fósforo pode alcançar de forma estável.
Resposta
O fósforo pode ter um número de oxidação máximo de
positivamente e
negativamente dentro de critérios químicos realistas.