Frequência, Nível de pressão sonora e combinação de frequências são termos da Física, em relação à nossa percepção auditiva, como são denominados esses termos respectivamente?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre três termos da Física relacionados à nossa percepção auditiva: Frequência, Nível de pressão sonora e Combinação de frequências. Nosso objetivo é descobrir como esses termos são chamados quando pensamos em como a gente percebe os sons. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre como percebemos diferentes aspectos dos sons, como o tom, o volume e a qualidade.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre Frequência. Frequência é basicamente quantas vezes algo acontece por segundo. No som, isso está relacionado ao tom que a gente ouve. Sons com alta frequência são percebidos como agudos, e sons com baixa frequência parecem graves. Então, a frequência está ligada à percepção da altura ou tonalidade do som.

Passo 3

Agora, vamos para o Nível de pressão sonora. Isso mede quanta energia o som tem, ou seja, quão forte ou intenso é o som. Quando aumentamos o nível de pressão sonora, o som parece mais alto. Assim, o nível de pressão sonora está relacionado à percepção da intensidade ou volume do som.

Passo 4

Por último, temos a Combinação de frequências. Quando vários sons com diferentes frequências se misturam, o que dá a cada som sua própria “assinatura” única. Essa combinação faz com que a gente perceba a qualidade ou o timbre do som, diferenciando, por exemplo, a voz de uma pessoa do som de um instrumento musical.

Resposta

Esses termos são chamados, respectivamente, de altura (ou tonalidade), intensidade (ou volume) e timbre na nossa percepção auditiva.

Exercícios relacionados

O movimento de uma onda harmônica em uma corda vibrante é, . Sabendo que a potência instantânea é dada por e , mostre com muito esmero que:
Resolve a seguinte equação:
(2,5 valores)
Faz sentido falar que parâmetros como temperatura e umidade relativa do ar podem influenciar na velocidade de propagação do som? Explique.
Luís e Cristina fizeram uma viagem de carro de 500km e revezaram na direcção. Cristina guiou quilómetros e Luís o dobro; depois a Cristina guiou mais 100 km e o Luís dirigiu o resto da viagem. Expresse em função de a última etapa do trajecto feita por Luís. (2 valores)