Para as funções de transferência a seguir, obtenha os equivalentes discretos usando Euler direto, Euler reverso, Tustin e ZOH. Considere uma frequência de amostragem de 4 Hz .
;

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você me pediu para converter a função de transferência contínua para uma equivalente no domínio discreto usando quatro métodos diferentes: Euler direto, Euler reverso, Tustin e ZOH. A frequência de amostragem que vamos usar é de 4 Hz, o que significa que o intervalo de amostragem é de 0,25 segundos. Vamos precisar entender cada método de discretização e aplicar passo a passo para encontrar as funções discretas correspondentes.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é uma função de transferência. Ela descreve a relação entre a entrada e a saída de um sistema no domínio de Laplace (s). Nosso objetivo aqui é converter essa função para o domínio Z, que é usado em sistemas discretos. Para isso, vamos utilizar diferentes métodos de discretização.

Passo 3

Método de Euler Direto (Forward Euler):
O método de Euler direto aproxima a derivada no domínio contínuo pela diferença no domínio discreto. A substituição é feita usando:
Onde:
  • é a variável no domínio contínuo.
  • é a variável no domínio discreto.
  • é o intervalo de amostragem (0,25 segundos).
Vamos substituir na função :
Agora, substituímos :
Simplificando os termos:
Vamos simplificar completamente algebricamente para obter a expressão final de .

Passo 4

Método de Euler Reverso (Backward Euler):
No método de Euler reverso, a aproximação é feita de forma diferente:
Vamos substituir na função :
Substituindo :
Simplificando:
Vamos resolver essa expressão para obter a função discreta final.

Passo 5

Método de Tustin (Transformada Bilinear):
O método de Tustin, ou transformada bilinear, é uma técnica que mapeia o domínio contínuo para o discreto de maneira que preserva a estabilidade e a resposta de frequência do sistema. A substituição utilizada é:
Substituindo na função :
Com :
Vamos simplificar essa expressão para obter .

Passo 6

Método de ZOH (Zero-Order Hold):
O método ZOH assume que a entrada do sistema é mantida constante durante cada intervalo de amostragem. A função de transferência discreta é dada por:
Isso envolve calcular a transformada de Laplace inversa da função contínua multiplicada pelo hold de zero ordem e, em seguida, aplicar a transformada Z. Devido à complexidade, geralmente utilizamos ferramentas computacionais para esse cálculo, mas o importante é entender que o ZOH preserva melhor a resposta em frequência do sistema.

Resposta

Então, resumindo, as funções de transferência discretas equivalentes são:
  1. Euler Direto:
ãóá
  1. Euler Reverso:
ãóá
  1. Tustin:
ãóá
  1. ZOH:
ãéé
Cada uma dessas expressões representa a versão discreta da função de transferência original, ajustada conforme o método de discretização utilizado e a frequência de amostragem de 4 Hz.

Exercícios relacionados

Carga 1: 24 kVA com em atraso;
Carga 2: 10 kW com em atraso;
Carga 3: desconhecida.
Se a tensão de linha na carga é de 208 V rms, a magnitude da potência complexa total é de 35,52 kVA e o fator de potência combinado na carga é de 0,88 em atraso, determine a carga incógnita.
Obtenha a Transformada Z inversa das seguintes funções: ;
a) Em um sistema trifásico, quais as principais diferenças entre ligação estrela ( ) e ligação em triângulo :
I. Na fonte?
II. Na carga?
b) Por que um capacitor deve ser ligado em paralelo com a carga quando se deseja corrigir o fator de potência?
c) Considerando um número fixo de espiras, quais variáveis interferem na amplitude da tensão na saída de um gerador trifásico de corrente alternada?
d) Suponha que você seja chamado para uma consultoria em uma instalação industrial. O responsável pelo setor exibe vários motores elétricos e afirma que os mesmos estão trabalhando “com folga”, pois estão com baixo carregamento, ou seja, fazendo “pouca força”. Isso seria uma vantagem ou desvantagem para o proprietário? Justifique sua resposta.
Obtenha a Transformada Z inversa das seguintes funções: ;