1. O gas natural liquefeito, LNG, esta para ser embarcado a partir da Peninsula Kenai no Alasca para Yaquina Bay, Oregon via oceano. A composição molar do LNG comercial é:
    Metano, CH4,
    Etano, C2 H6,
    Propano, C3 H8,
    Dioxido de carbono, CO2,
    Determine:
    a) Fração molar do metano; (0,9)

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente está no campo da química, mais especificamente falando sobre composição de gases. O problema nos dá a composição molar do gás natural liquefeito (LNG) que vai ser transportado e pede para encontrarmos a fração molar do metano, que é o CH4. A fração molar indica a proporção de cada componente em relação ao total, e para isso, vamos precisar saber como calcular frações molares.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é fração molar. A fração molar de um componente em uma mistura é o número de moles desse componente dividido pelo número total de moles de todos os componentes na mistura.
A fórmula para a fração molar ( Xi) é:
Xi = nintotal
Onde:
  • ni é o número de moles do componente i.
  • ntotal é o número total de moles de todos os componentes.
No enunciado, nos foi dada a composição molar do LNG comercial, mas apenas o metano foi especificado com seu valor entre parênteses (0,9). Isso sugere que a fração molar do metano é 0,9 ou 90%.
Para confirmar, imaginemos que temos uma mistura de 100 moles de LNG. Se a fração molar do metano é 0,9, isso significa que 90 moles são de metano.

Resposta

A fração molar do metano é 0,9.

Exercícios relacionados

Uma sopa de pellets esféricos de radio R estão sendo secos em uma corrente de ar. Assume que a umidade do ar é constante e corresponde a uma concentração superficial de água na sopa de cA 1. Se a concentração inicial de agua na sopa é cA, escreva a equação diferencial e as condições de contorno necessárias requeridas para descrever a concentração local da água em função do raio r e do tempo t. Assumir que não há resistência para transferência de massa a partir da interface dentro do ar, e que o coeficiente de difusão para água dentro dos pellets da sopa é constante. R. d CAd t=DA Br^2 cdot dd r(r^2 cdot d CAd r) ; t=0 CA=CA 0 p / r; dCA / dr=0 p / r=0 (simetria).
O gas natural liquefeito, LNG, esta para ser embarcado a partir da Peninsula Kenai no Alasca para Yaquina Bay, Oregon via oceano. A composição molar do LNG comercial é:
Metano, CH4,
Etano, C2 H6,
Propano, C3 H8,
Dioxido de carbono, CO2,
Determine: Fração molar do propano em partes por milhão (16000 ppm)
Usar a equação diferencial geral de transferência de massa para descrever a equação diferencial específica que descreverá o perfil de concentração para um microorganismo se o mesmo é inicialmente colocado num fluido estagnado ou gel e, quando ele se difunde tem uma divisão celular que segue uma equação de reação de primeira ordem, A 2 A. Dar as duas condições de contorno que poderiam ser usadas para resolver a equação diferencial. R. d CAd t=DA B[1r^2 cdot dd r(r^2 cdot d CAd r)]+K CA t=0 ; CA=CA 0 p / r =0 (simetria).
Determine a difusividade do nitrogenio atraves de uma mistura gasosa com a seguinte composição: O2=6 %, CO=11 %, CO2=16 % e N2=67 %. A mistura do gas esta a 100^circ C e 1,5 atm. (0,177)