Há diferença quando o expoente está dentro ou fora dos parênteses? exemplo: 5² e (5)²

Passo 1

Beleza, vamos entender a pergunta: “Há diferença quando o expoente está dentro ou fora dos parênteses? Por exemplo: 5^2 e (5)^2.” A gente vai falar sobre potências e o uso de parênteses para ver se muda alguma coisa na hora de calcular.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é uma potência. Quando temos a^b, isso significa que a gente multiplica o número a por ele mesmo b vezes. Por exemplo, 5^2 = 5 times 5 = 25.

Passo 3

Agora, vamos ver o que acontece com os parênteses. Quando a gente coloca um número entre parênteses e depois aplica a potência, como em (5)^2, a ideia é a mesma: (5)^2 = 5 times 5 = 25. Ou seja, os parênteses aqui não mudam nada porque estamos só lidando com um único número.

Passo 4

É importante notar que os parênteses fazem diferença quando a gente tem uma expressão mais complexa dentro deles. Por exemplo, (2 + 3)^2 neq 2 + 3^2. No primeiro caso, a soma dentro dos parênteses é feita primeiro e depois elevada ao quadrado, enquanto no segundo caso, apenas o 3 é elevado ao quadrado antes de somar com o 2.

Passo 5

Mas no caso específico de 5^2 e (5)^2, como estamos lidando apenas com um número simples, os parênteses não fazem diferença no resultado final.

Resposta

Não, não há diferença entre 5^2 e (5)^2. Ambos resultam em 25.

Exercícios relacionados