Identifique os ácidos e bases de Brønsted e seus pares conjugados nas seguintes reações:
(b)
(b)
Passo 1
Beleza, vamos lá! Temos a reação química:
O que a gente precisa fazer aqui é identificar quem está agindo como ácido de Brønsted, quem está como base de Brønsted, e então determinar os pares conjugados. Para isso, vamos lembrar que:
- Ácido de Brønsted: é uma espécie que doa um próton ($ \mathrm{H}^+ $).
- Base de Brønsted: é uma espécie que aceita um próton ($ \mathrm{H}^+ $).
- Pares conjugados: cada ácido tem uma base conjugada que é o que sobra depois de doar o próton, e cada base tem um ácido conjugado que é o que forma depois de aceitar o próton.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar quem está perdendo um próton. Olhando para a reação, vemos que o $ \mathrm{HSO}_4^- $ se transforma em $ \mathrm{SO}_4^{2-} $. A diferença entre essas duas espécies é que o $ \mathrm{HSO}_4^- $ tem um próton a mais que o $ \mathrm{SO}_4^{2-} $. Isso significa que o $ \mathrm{HSO}_4^- $ está doando um próton.
Passo 3
Então, se o $ \mathrm{HSO}_4^- $ está doando um próton, ele está atuando como um ácido de Brønsted. Após doar o próton, ele se transforma em $ \mathrm{SO}_4^{2-} $, que é a base conjugada do ácido $ \mathrm{HSO}_4^- $.
Passo 4
Agora, vamos olhar para o outro reagente: $ \mathrm{OH}^- $. Na reação, ele se transforma em $ \mathrm{H}_2\mathrm{O} $. Isso significa que o $ \mathrm{OH}^- $ está aceitando um próton para se tornar água ($ \mathrm{H}_2\mathrm{O} $).
Passo 5
Portanto, o $ \mathrm{OH}^- $ está atuando como uma base de Brønsted, pois está aceitando um próton. Depois de aceitar o próton, ele se transforma em $ \mathrm{H}_2\mathrm{O} $, que é o ácido conjugado da base $ \mathrm{OH}^- $.
Resposta
- Ácido de Brønsted: $ \mathrm{HSO}_4^- $
- Base conjugada do ácido: $ \mathrm{SO}_4^{2-} $
- Base de Brønsted: $ \mathrm{OH}^- $
- Ácido conjugado da base: $ \mathrm{H}_2\mathrm{O} $