Identifique e explique quais das espécies você acha que teria o maior raio atômico em cada um dos pares abaixo. Explique usando os critérios discutidos em aula: Ca ou Sr.

Passo 1

Vamos resolver o exercício que pede para identificar qual dos elementos, entre Cálcio (Ca) e Estrôncio (Sr), tem o maior raio atômico. Para isso, vamos utilizar conceitos de química relacionados à tabela periódica e às tendências dos raios atômicos.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender o que é o raio atômico. O raio atômico é a distância do núcleo até a borda externa da nuvem eletrônica de um átomo. É uma medida do tamanho de um átomo.

Passo 3

Os elementos Ca e Sr pertencem ao mesmo grupo na tabela periódica, que é o Grupo 2, também conhecido como os metais alcalino-terrosos. Elementos no mesmo grupo geralmente têm propriedades químicas semelhantes.

Passo 4

Uma tendência importante na tabela periódica é que, dentro de um mesmo grupo, o raio atômico aumenta conforme descemos o grupo. Isso ocorre porque cada elemento abaixo do outro tem mais camadas de elétrons, o que faz com que a distância entre o núcleo e a camada externa de elétrons seja maior.

Passo 5

Aplicando essa tendência aos elementos Ca e Sr, o Strôncio (Sr) está abaixo do Cálcio (Ca) no Grupo 2. Portanto, o Strôncio possui mais camadas de elétrons, resultando em um raio atômico maior.

Resposta

O Estrôncio (Sr) tem o maior raio atômico em comparação ao Cálcio (Ca).

Exercícios relacionados

Método para determinação de cloreto em solo por gravimetria.
Método: baseia-se na precipitação dos íons Cl^-com AgNO3 de acordo com a reação:
Ag^+ aq +Cl^- (aq) rightarrow AgCl(s) ; K ps =1,7 times 10^-10(25^circ C)
O precipitado de cloreto de prata é então seco (110^circ C), pesado e a massa é usada no cálculo do cloreto na amostra.
Cálculo. Considerando que uma massa de solo de 5,32 gramas foi analisada dissolvendo a amostra em água destilada, filtrada para remover sólidos insolúveis e posteriormente adicionado nitrato de prata para precipitar completamente o cloreto na forma de cloreto de prata. Após a secagem do precipitado (110^circ C ) obteve-se 1,25 g de cloreto de prata anidro. Calcule a massa de cloreto na amostra e a porcentagem de cloreto na amostra. [Resposta: 0,31 g de cloreto; 5,83 % de cloreto]
Considere os metais alcalinos Li, Na, K, Rb. Qual será a carga nuclear efetiva aproximada que atua sobre o elétron mais externo destes átomos?
Dissolveu-se uma quantidade de amônia suficiente em 5,00 L de ảgua a 25^circ C para produzir uma solução 0,0124 mol / L de amônia. A solução é mantida até que atinja o equilibrio. A análise da mistura em equilibrio mostra que a concentração de OH- é 4,64 times 10^-4 mol / L. Calcule a constante de equilibrio a 25^circ C para a reação:
NH3(n) 1+H2 O(0)=NH4(m)^++OH(m 0)^-
Resposta: K=1,74 times 10^-5
Uma amostra de 50 mL contendo níquel foi tratada com 25 mL de uma solução de EDTA 0,050 mol L^-1 para complexar todo o níquel e manter um excesso de EDTA. Esse excesso de EDTA foi então titulado com solução de zinco padronizada 0,050 mol L^-1 consumindo 5 mL dessa solução. Calcule a concentração de níquel na amostra em mol L-1. [Resposta: 0,020 mol L^-1 ]