Qual é o impacto de aumentar o tamanho da amostra no intervalo de confiança quando o desvio padrão é conhecido?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta é sobre como aumentar o tamanho da amostra afeta o intervalo de confiança quando a gente já sabe o desvio padrão da população. Vamos trabalhar com estatística, mais especificamente com intervalos de confiança para a média. Para resolver isso, vamos precisar entender a fórmula do intervalo de confiança e como o tamanho da amostra influencia essa fórmula.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula do intervalo de confiança para a média quando o desvio padrão (σ) é conhecido. A fórmula é:
Aqui, é a média da amostra, é o valor crítico da distribuição normal correspondente ao nível de confiança desejado, é o desvio padrão da população e é o tamanho da amostra.

Passo 3

Agora, vamos focar no termo que envolve o tamanho da amostra, que é . Esse termo é chamado de erro padrão da média. Ele indica o quanto a média da amostra tende a variar em relação à média da população.

Passo 4

Observando a fórmula, percebemos que quanto maior for , menor será . Isso acontece porque o tamanho da amostra está no denominador e dentro de uma raiz quadrada, o que faz com que o aumento de reduza o valor desse termo.

Passo 5

Com o erro padrão diminuindo, o produto também diminui. Isso significa que a margem de erro do intervalo de confiança fica menor à medida que aumentamos o tamanho da amostra.

Passo 6

Então, ao aumentar o tamanho da amostra, o intervalo de confiança fica mais estreito. Isso nos dá uma estimativa mais precisa da média da população, já que a variação possível da média da amostra em relação à verdadeira média da população diminui.

Resposta

Aumentar o tamanho da amostra reduz a largura do intervalo de confiança, tornando a estimativa da média mais precisa quando o desvio padrão é conhecido.

Exercícios relacionados

Seja uma v.a. cuja distribuição de probabilidade é dada por:
0 1 2 3 4 5
0,1 0,3 0,4 0,1 0,05 0,05
b) Calcule:
iii) . .: 0,55
Seja uma v.a. cuja distribuição de probabilidade é dada por:
0 1 2 3 4 5
0,1 0,3 0,4 0,1 0,05 0,05
b) Calcule:
i) ; R.: 0,95
A função de probabilidade de uma v.a. é dada por
constante.
Determine:
b)
Por que usamos a distribuição normal (ZZZ) e não a distribuição T ao calcular intervalos de confiança para proporções, mesmo quando o desvio padrão é desconhecido?