Se o índice de desemprego nas favelas de Londrina, segundo um levantamento efetuado por um grupo de universitários, é de 16%, calcule a probabilidade de que em 3 chefes de famílias entrevistados, tenhamos:
c) Todos desempregados.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos diz que o índice de desemprego nas favelas de Londrina é de 16%. Nosso objetivo aqui é descobrir a probabilidade de que, ao entrevistar 3 chefes de família, todos eles estejam desempregados. Vamos usar conceitos de probabilidade para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, entendamos que cada chefe de família tem uma chance de 16% de estar desempregado. Como estamos tratando de eventos independentes (o desemprego de um não afeta o outro), podemos calcular a probabilidade de todos estarem desempregados multiplicando as probabilidades individuais.

Passo 3

Vamos converter a porcentagem em decimal para facilitar os cálculos. 16% é o mesmo que 0,16. Agora, como queremos que os 3 chefes estejam desempregados simultaneamente, fazemos:

Passo 4

Fazendo a multiplicação:

Resposta

A probabilidade de que, dentre 3 chefes de família entrevistados, todos estejam desempregados é de aproximadamente 0,4096%.

Exercícios relacionados

Nos exerádos de 17 a 34 , encontre a média, a mediana e a moda dos dados, se possivel. Se quaisquer dessas medidas não puderem ser encontradas ou não representarem o centro dos dados, explique a porque.
20. Colesteral Os niveis de colesterol para uma amostra de 10 funcionárias.
Em uma cidade há duas companhias de táxis: e . Sabe-se que dos táxis pertencem a companhia pertencem a companhia e todos circulam ao acaso pela cidade. Um táxi se envolve em um acidente noturno em um local pouco iluminado e uma testemunha presencia o acidente. A confiabilidade da testemunha é , isto é, a testemunha é capaz de identificar corretamente a companhia a qual pertence o táxi envolvido no acidente em dos casos.
(b) Dado que a testemunha afirma que o táxi envolvido no acidente pertence à companhia , determine a probabilidade de que ele realmente pertença à companhia .
Nos exerádos de 17 a 34 , encontre a média, a mediana e a moda dos dados, se possivel. Se quaisquer dessas medidas não puderem ser encontradas ou não representarem o centro dos dados, explique a porque.
19,6 18,2 22,1 18,8 16,9 26,7 23,3 14,9
26,6 19,9 19,1 18,8 16,7 26,7 23,2 20,7
16,2 17,6 24,1 25,8 19,8 22,2 10,5 24,9
22,1 30,8 18,6 20,9 22,9 13,2 20,2 19,2
Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios:
(ii) De urn grupo de cinco pessoas , sorteiam-se duas, uma após outra, com reposição, e anota-se a configuração formada.