Inicialmente, um tanque cúbico, rígido e selado está totalmente repleto com água líquida a 4^circ C. A água é então aquecida até que sua temperatura se torne igual a 38^circ C. Determine a pressão na água no estado final deste processo. Admita que o módulo de expansão volumétrica da água é constante e igual a 2069 MPa .

Passo 1

Beleza, vamos lá entender o que a questão está pedindo! Temos um tanque cúbico, bem detalhado, que é rígido e selado, ou seja, não deixa água escapar nem permite que o tanque se expanda. Inicialmente, esse tanque está cheio de água a 4^circ C. A água é aquecida até 38^circ C e queremos descobrir qual fica a pressão nessa água após o aquecimento. Para resolver isso, vamos precisar entender conceitos de expansão volumétrica e o módulo de compressibilidade (ou módulo de expansão volumétrica) da água.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quando a água é aquecida, ela tende a se expandir. Mas como o tanque é rígido e selado, esse aumento de volume não pode ocorrer. Então, ao invés de expandir, a água vai aumentar a pressão dentro do tanque. Para relacionar essa variação de volume com a variação de pressão, usamos o módulo de compressibilidade (K), que nos diz o quanto um material resiste à compressão.
A fórmula que relaciona essas grandezas é:
De
Onde:
  • De é a variação da pressão,
  • K é o módulo de compressibilidade,
  • De é a variação de volume,
  • V é o volume inicial.

Passo 3

Agora, precisamos encontrar De. A variação de volume devido à temperatura pode ser calculada usando o coeficiente de expansão volumétrica ( beta) da água. A fórmula é:
De
Onde:
  • beta é o coeficiente de expansão volumétrica,
  • De é a variação de temperatura.
No entanto, a questão não nos fornece o valor de beta. Mas podemos considerar que para pequenas variações de temperatura, beta é constante. Para a água, um valor aproximado de beta entre 0^circ C e 100^circ C é cerca de 207 times 10^-6 , °C^-1.

Passo 4

Vamos agora calcular a variação de temperatura:
De
Substituindo os valores na fórmula da variação de volume:
De

Passo 5

Agora, vamos inserir De na equação da variação de pressão:
De

Resposta

A pressão na água no estado final é de aproximadamente 14,58 , MPa.

Exercícios relacionados

Um conjunto cilindro-pistão contém ar. Um medidor de pressão indica que a pressão inicial no ar é 1,38 bar. Determine a leitura do manômetro quando o volume de ar for igual a um terço do volume inicial. Admita que o processo de compressão é isotérmico e que a pressão atmosférica é igual a 101,3 kPa.
Quando um líquido escoa numa tubulação curva, com raio de curvatura pequeno, podemos verificar a formação de uma região de baixa pressão próxima ao cotovelo da curva. Estime qual é a pressão absoluta mínima para que não ocorra a cavitação num escoamento de água a 70^circ C.
Supondo que um fluido newtoniano está escoando sobre uma placa e que o perfil de velocidades é dado por v(y)=a y-b y^2, determine tensão de cisalhamento na parede. Resposta: tau=a mu
Um tubo de vidro, aberto e com 3 mm de diâmetro interno é inserido num banho de mercúrio a 20^circ C. Qual será a depressão do mercúrio no tubo?