0 íon NSO- (átomo central em negrito) tem algumas estruturas de ressonância, não equivalentes, possíveis. Em relação à estrutura de ressonância mais estável, julgue se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas: I. O átomo de oxigênio possui 2 pares de elétrons isolados.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nesse exercício! A gente tem o íon NSO⁻ (átomo central em negrito) que pode ter várias estruturas de ressonância não equivalentes. O conteúdo aqui envolve química de ressonância e estruturas de Lewis. Para resolver, vamos precisar entender o que são estruturas de ressonância e como determinar qual delas é mais estável. A afirmação que precisamos avaliar é:
I. O átomo de oxigênio possui 2 pares de elétrons isolados.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que são estruturas de ressonância. São diferentes maneiras de desenhar a mesma molécula ou íon que mostram a delocalização dos elétrons. Elas não são diferentes moléculas, mas representam a distribuição eletrônica.
Agora, vamos analisar o íon NSO⁻. O átomo central é o nitrogênio (N), ligado ao enxofre (S) e ao oxigênio (O). A carga negativa está no oxigênio. Para desenhar a estrutura de Lewis, precisamos distribuir os elétrons de forma que todos os átomos atendam a regra do octeto (8 elétrons ao redor).

Passo 3

Vamos contar os elétrons de valência:
  • Nitrogênio (N): 5 elétrons
  • Enxofre (S): 6 elétrons
  • Oxigênio (O): 6 elétrons
  • Carga negativa (⁻): +1 elétron
Total de elétrons de valência: 5 + 6 + 6 + 1 = 18 elétrons.

Passo 4

Desenhando a estrutura básica:
   N
  / \
 S   O⁻
Agora, distribuímos os elétrons:
  • Ligação N-S: 2 elétrons
  • Ligação N-O: 2 elétrons
  • Sobram 14 elétrons para distribuir como pares isolados.

Passo 5

Distribuindo os pares isolados:
  • Oxigênio geralmente possui 3 pares isolados, mas como está com carga negativa, ele pode ter mais. Vamos verificar:
Total de elétrons ao redor de O: 2 (ligação N-O) + 6 (pares isolados) = 8 elétrons. Então, sim, o oxigênio tem 2 pares de elétrons isolados.

Resposta

Verdadeiro. O átomo de oxigênio na estrutura de ressonância mais estável do íon NSO⁻ possui 2 pares de elétrons isolados.

Exercícios relacionados