Em um jogo de Hocky, um disco de massa igual a 30 g e diâmetro de 100 mm desliza sobre um colchão de ar após ser atingido pelo taco. O colchão de ar sobre o disco possui uma espessura de . Calcular o tempo requerido após o impacto para o disco perder da sua velocidade original. Resposta:

Passo 1

Vamos lá! A gente tem um disco de 30 g que está deslizando sobre um colchão de ar depois de ser atingido por um taco de Hocky. A missão aqui é descobrir quanto tempo o disco leva para perder 10% da sua velocidade inicial. Para resolver isso, vamos usar conceitos de força de atrito viscoso e movimento uniformemente desacelerado.

Passo 2

Primeiro, vamos garantir que todas as unidades estão no Sistema Internacional:
  • Massa do disco: 30 g = 0,03 kg
  • Diâmetro do disco: 100 mm, então o raio m
  • Espessura do colchão de ar: 0,1 mm = 0,0001 m
  • Coeficiente de atrito viscoso: N·s/m²

Passo 3

A força de atrito viscoso que age sobre o disco é dada pela fórmula:
onde:
  • é a área de contato do disco com o colchão de ar
  • é a velocidade do disco
  • é a espessura do colchão de ar

Passo 4

Vamos calcular a área do disco:
²

Passo 5

Sabemos que a força de atrito também está relacionada à massa ( ) e à aceleração ( ) do disco pela segunda lei de Newton:
Como o atrito está desacelerando o disco, a aceleração será negativa.

Passo 6

Igualando as duas expressões para a força:
Simplificando, temos:

Passo 7

Essa é uma equação diferencial que descreve como a velocidade muda com o tempo . Podemos resolver essa equação separando as variáveis:
Integrando ambos os lados:
onde é a constante de integração.

Passo 8

Aplicando a condição inicial :
Então, a equação fica:

Passo 9

Queremos que o disco perca 10% da sua velocidade original, ou seja, :

Passo 10

Resolvendo para :

Passo 11

Substituindo os valores conhecidos:
Calculando:

Resposta

O tempo requerido para o disco perder 10 % da sua velocidade original é segundos.

Exercícios relacionados

A solubilidade do gás hidrogênio em aço, em fração mássica, é dada como sendo onde é a pressão parcial do hidrogênio em bar e T é a temperatura em K. Considerando que gás natural é transportado em um tubo de aço de 1 cm de espessura e de 3 m de diâmetro interno a 500 kPa de pressão e a fração molar do hidrogênio no gás natural é de , determine a taxa mais elevada de perda do hidrogênio através de uma seção de 100 m de comprimento do tubo em condições permanentes, a uma temperatura de 293 K, se o tubo está exposto ao ar. Considere a difusividade do hidrogênio em aço como sendo .
Dados: ç
Resp:
Um bloco retangular com massa de 2 kg e 0,2 m de aresta desliza sobre um plano inclinado sobre uma fina camada de óleo (SAE30 a 20oC) de 0,02 mm de espessura. A inclinação é de 30 com a horizontal. Considerando que um perfil de velocidades linear venha a ser formado na camada de óleo, determina a velocidade terminal do bloco. Resposta: 0,0123 m/s
Um canal retangular com 50 m de largura transporta uma vazão de com profundidade de 5 m . Visando forçar a ocorrência do regime crítico no canal, mediante a implantação de uma singularidade, determine:
(a) A altura de uma soleira a ser construída no fundo do canal, sendo que a largura deve permanecer constante;
Um canal retangular com 50 m de largura transporta uma vazão de com profundidade de 5 m . Visando forçar a ocorrência do regime crítico no canal, mediante a implantação de uma singularidade, determine:
© A largura que o canal deve possuir para uma combinação de uma soleira e um estreitamento de seção, sendo uma soleira de 1 m .