a) No laboratório o aluno adicionou 10 mL de solução de ácido clorídrico sobre 15 mL de uma base hidróxido de potássio, ambas de mesma concentração molar. Qual a faixa de pH final? Justifique.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem aqui um exercício de química envolvendo uma reação de neutralização entre ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de potássio (KOH). A ideia é descobrir qual será a faixa de pH da solução resultante quando misturamos 10 mL de HCl com 15 mL de KOH, ambos com a mesma concentração molar. Para resolver isso, vamos precisar entender conceitos como molaridade, reações ácido-base e cálculo de pH.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a quantidade de substância (moles) de cada reagente que estamos adicionando. A molaridade (M) é a quantidade de moles por litro de solução. Como as concentrações são iguais, podemos simplificar os cálculos usando os volumes.

Passo 3

Agora, analisamos a reação de neutralização:
Essa equação mostra que 1 mol de HCl reage com 1 mol de KOH para formar 1 mol de KCl e água. Como as quantidades de HCl e KOH não são as mesmas, vamos ver qual dos reagentes está em excesso.

Passo 4

Comparando os moles:
  • Moles de HCl:
  • Moles de KOH:
Como , o KOH está em excesso. A quantidade de KOH que sobra após a reação será:

Passo 5

Com os moles de KOH em excesso conhecidos, podemos calcular a concentração de íons hidróxido ( ) na solução final. O volume total da solução é:
A concentração de é:

Passo 6

Agora, vamos calcular o pH da solução. Sabemos que:
E como :

Resposta

A faixa de pH final da solução é aproximadamente 13,3, indicando uma solução fortemente básica.

Exercícios relacionados

Dê como respostas as massas dos compostos abaixo. Todos em .
a)
Qual é o número de moléculas em 88 nanogramas de gás carbônico puro?
A) .
B) .
C) .
D) .
E)
b) Quantos átomos são encontrados em 2,06 microgramas de ?
Solução de pH 6 é 100 vezes mais básica que solução de pH .
A) 8
B) 4
C) 5
D) 7
E) 9