Um laser de demonstração tem uma saída média com a potência de 0.9 mW e um diâmetro de feixe de 1.2 mm . Qual a força exercida sobre um feixe sobre (a) uma superfície negra absorvedora, e

Passo 1

Então, vamos lá! A gente tem um laser que emite uma potência média de 0,9 mW e um diâmetro de feixe de 1,2 mm. A questão pergunta qual é a força exercida desse feixe sobre uma superfície negra que absorve 100% da luz. Vamos precisar usar conceitos de pressão da radiação e algumas fórmulas básicas da física para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é pressão da radiação. Quando a luz (ou qualquer radiação eletromagnética) incide sobre uma superfície, ela pode transferir momento para essa superfície, gerando uma força. A quantidade dessa força depende da potência da luz e da rapidez com que ela está viajando.

Passo 3

A fórmula que relaciona a força exercida pela luz sobre uma superfície totalmente absorvente é:
onde:
  • é a potência da luz,
  • é a velocidade da luz no vácuo, aproximadamente .

Passo 4

Vamos identificar os valores que temos:
  • A potência é de 0,9 mW. Precisamos converter isso para watts:
  • A velocidade da luz é .

Passo 5

Agora, substituímos os valores na fórmula para encontrar a força :

Passo 6

Fazendo a conta:

Resposta

A força exercida pelo feixe de laser sobre a superfície negra que absorve 100% da luz é de .

Exercícios relacionados

A intensidade da radiação solar não-absorvida pela atmosfera num dia especial de verão é de . A que distância você teria que ficar de um aquecedor elétrico de 1 kW para sentir a mesma intensidade? Suponha que o aquecedor irradie uniformemente em todas as direções.
O raio médio da Terra é e a distância média Terra-Sol é de . Que fração da radiação emitida pelo Sol é interceptada pelo disco da Terra?
Sobre a força magnética, responda: Se a força magnética não realiza trabalho no deslocamento de uma partícula carregada, de que forma ela afeta seu movimento? Cite outras forças vistas no curso de Mecânica que se comportam de forma similar.
Considere mais uma vez o modelo clássico do átomo de Hidrogênio discutido anteriormente. Neste modelo, o elétron (carga - e massa ) descreve um movimento circular uniforme de raio e velocidade escalar torno do próton. Determine o momento de dipolo magnético (módulo, direção e sentido) associado ao movimento do elétron em torno do próton.