Por que o Li tem maior energia de ionização que o Na ?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A pergunta é: “Por que o Li tem maior energia de ionização que o Na?”. Estamos falando sobre energia de ionização, que faz parte da química e ajuda a entender como os elétrons são removidos dos átomos. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre estrutura eletrônica dos átomos e como a energia de ionização funciona.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é energia de ionização. Energia de ionização é a quantidade de energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro na fase gasosa. Quanto mais fácil for remover esse elétron, menor será a energia de ionização.
Passo 3
Agora, vamos olhar para os elementos em questão: lítio (Li) e sódio (Na). Ambos estão no mesmo grupo da tabela periódica, conhecido como metais alcalinos, o que geralmente significa que eles têm características semelhantes, como ter um elétron na camada externa.
Passo 4
Porém, mesmo estando no mesmo grupo, Li tem uma energia de ionização maior que Na. Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas faz sentido quando consideramos o tamanho do átomo e a distância do elétron em relação ao núcleo.
Passo 5
O átomo de Li está na segunda camada eletrônica (2s), enquanto o Na está na terceira camada (3s). Isso significa que o elétron externo de Li está mais próximo do núcleo do que o de Na. Menos distância significa que a atração do núcleo pelo elétron é mais forte em Li.
Passo 6
Além disso, Li tem menos camadas de elétrons entre o núcleo e o elétron que queremos remover, o que resulta em menos blindagem dos elétrons internos. Menos blindagem significa que o núcleo exerce uma atração mais forte sobre o elétron externo, tornando mais difícil removê-lo.
Passo 7
Em resumo, embora Na esteja abaixo de Li na tabela periódica, o elétron externo de Na está mais distante do núcleo e mais protegido por camadas internas de elétrons, o que facilita a remoção desse elétron em comparação com o de Li.
Resposta
O lítio (Li) tem uma energia de ionização maior que o sódio (Na) porque seu elétron externo está mais próximo do núcleo e menos protegido por camadas de elétrons internas, resultando em uma atração mais forte que dificulta a remoção do elétron.
Exercícios relacionados
Se cada elétron interno fosse totalmente eficiente em blindar os elétrons de valência da carga total do núcleo e os elétrons de valência não fornecessem blindagem uns para os outros © Qual seria a carga nuclear efetiva atuando em um elétron do terceiro nível em um átomo de potássio?
Dê os valores de n, l , ml e ms para: (a) cada elétron, no estado fundamental, da configuração
;
As seguintes configurações eletrônicas representam estados excitados. Identifique o elemento e escreva sua configuração eletrônica condensada para o estado fundamental (b)
Dê os valores de n, l , ml e ms para: (b) cada elétron, no estado fundamental, da configuração
.