Na ligação entre átomos dos elementos químicos 15P 31 e Ca, que tem 20 prótons, forma-se o composto de fórmula:
a) CaP
b) Ca3P
c) CaP3
d) Ca2P3
e) Ca3P2
b) Ca3P
c) CaP3
d) Ca2P3
e) Ca3P2
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre a ligação entre átomos dos elementos químicos fósforo § e cálcio (Ca). A gente precisa descobrir qual é a fórmula correta do composto que se forma entre eles. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre valência dos elementos e como eles se combinam para formar compostos estáveis.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre o cálcio (Ca). Ele tem 20 prótons, o que significa que seu número atômico é 20. Isso indica que ele tem 20 elétrons distribuídos em suas camadas eletrônicas. O cálcio está na 2ª coluna da tabela periódica, o que nos diz que ele tende a perder 2 elétrons para alcançar uma configuração mais estável. Então, a valência do cálcio é +2.
Passo 3
Agora, vamos para o fósforo §. Com 15 prótons, ele tem um número atômico de 15 e, consequentemente, 15 elétrons. O fósforo está na 5ª coluna da tabela periódica, o que nos indica que ele tende a ganhar 3 elétrons para completar sua camada de valência. Assim, a valência do fósforo é -3.
Passo 4
Para formar um composto estável, os elétrons perdidos pelo cálcio devem ser iguais aos elétrons ganhos pelo fósforo. Como o cálcio perde 2 elétrons e o fósforo ganha 3, precisamos encontrar a menor quantidade de cada íon que balanceie essas transferências.
Vamos multiplicar a valência de cálcio (2+) por 3 e a do fósforo (3-) por 2 para equilibrar os elétrons:
Assim, o total de cargas positivas e negativas será igual (6+ e 6-), garantindo a neutralidade do composto.
Passo 5
Com isso, a fórmula do composto será formada pela proporção de 3 íons de cálcio para 2 íons de fósforo. Portanto, a fórmula correta é Ca₃P₂.
Resposta
A alternativa correta é e) Ca₃P₂.