O líquido A se decompõe segundo uma cinética de primeira ordem num reator descontínuo. Sabe-se que 50% de A convertem-se em 5 minutos. Em quanto tempo a conversão será de ?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício que trata da cinética de primeira ordem. Isso significa que a velocidade da reação depende apenas da concentração de um reagente. Precisamos descobrir quanto tempo leva para converter 75% do líquido A, sabendo que 50% dele se converte em 5 minutos. Para isso, vamos usar a fórmula da cinética de primeira ordem.

Passo 2

A equação básica para uma reação de primeira ordem é:
Onde:
  • é a concentração inicial do reagente A.
  • é a concentração do reagente A no tempo .
  • é a constante de taxa da reação.
  • é o tempo.

Passo 3

Primeiro, vamos encontrar a constante de taxa usando a informação de que 50% de A se converte em 5 minutos. Isso significa que a concentração de A cai para metade, ou seja, . Substituindo na fórmula:
Simplificando:
Agora, isolando :

Passo 4

Agora, queremos saber quanto tempo leva para que 75% de A se converta, ou seja, restar apenas 25% de A ( ). Usamos novamente a fórmula:
Simplificando:
Sabemos que , então:
Cancelando dos dois lados:
Multiplicando ambos os lados por 5:

Resposta

O tempo necessário para uma conversão de é de 10 minutos.

Exercícios relacionados

Em uma mistura com e , qual metal irá se depositar na platina primeiro? ( 1,0 ponto)
Os potenciais padrões de redução para o (actínio) e o (magnésio) aos respectivos metais neutros são e , respectivamente.
a) Realizando-se uma redução lenta em uma solução mista com atividade unitária dos dois cátions, qual a atividade dos íons magnésio quando se iniciar a deposição do actínio? ( 1,0 ponto)
determine a concentração de no tempo , sabendo que ] inicial era igual a .
Calcular o concentração de ions níquel livres na solução formada pela mistura de 10 ml de solução em ions niquel e 10 ml de solução 0,01mol/l em amônia em :