Para a maioria dos sólidos o calor específico molar vale cv=24,9 J / mol cdot k. Esse valor do calor específico molar vale para baixas temperaturas?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre o calor específico molar dos sólidos, que é dado como cv = 24,9 J / mol cdot k. Queremos saber se esse valor vale para baixas temperaturas. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é calor específico molar e como ele se comporta em diferentes temperaturas.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é calor específico molar. É a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um mol de uma substância em 1 kelvin, mantendo o volume constante. O valor dado, 24,9 J / mol cdot k, é conhecido como a Lei de Dulong-Petit. Essa lei afirma que, para a maioria dos sólidos à temperatura ambiente, o calor específico molar tem esse valor aproximadamente.

Passo 3

Agora, vamos ver se esse valor se mantém em baixas temperaturas. Na verdade, a Lei de Dulong-Petit é válida principalmente para altas temperaturas. Quando a temperatura diminui, os átomos nos sólidos começam a vibrar menos, e isso faz com que o calor específico também diminua. Isso acontece porque, a baixas temperaturas, a energia térmica não é suficiente para excitar todas as vibrações possíveis dos átomos.

Resposta

Não, o valor de cv = 24,9 J / mol cdot k para o calor específico molar dos sólidos não vale para baixas temperaturas. Nesses casos, o calor específico diminui.

Exercícios relacionados