Qual a massa máxima, em gramas, de
que precipita?
Qual o reagente em excesso? Qual a concentração molar do reagente em excesso que fica em solução depois de o máximo de
precipitar?
Qual o reagente em excesso? Qual a concentração molar do reagente em excesso que fica em solução depois de o máximo de
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para descobrir a massa máxima de
que pode precipitar em uma reação, identificar qual reagente fica em excesso e qual a concentração molar desse reagente que sobra na solução após a precipitação. Para resolver isso, vamos precisar usar conceitos de solubilidade, equilíbrio químico e cálculos estequiométricos.
Passo 2
Primeiro, precisamos entender a reação química envolvida. A formação de
ocorre quando íons de ferro (Fe³⁺) reagem com íons hidróxido (OH⁻). A equação balanceada da reação é:
Aqui, um mol de íon ferro reage com três moles de íon hidróxido para formar um mol de hidróxido de ferro (III).
Passo 3
Para determinar a massa máxima de
que pode precipitar, precisamos saber quantos moles de
e
estão presentes inicialmente. Como não foram fornecidos valores específicos, vamos considerar que temos quantidades conhecidas de ambos os reagentes.
Passo 4
O próximo passo é identificar qual dos reagentes está em excesso. Comparando a quantidade disponível de cada reagente com a proporção da reação, podemos determinar qual vai sobrar após a formação do precipitado.
Passo 5
Depois de identificar o reagente em excesso, calculamos a concentração molar desse reagente que permanece na solução. Isso envolve subtrair a quantidade que reagiu na formação do
da quantidade inicial e dividir pelo volume da solução.
Passo 6
Finalmente, calculamos a massa máxima de
usando a relação de molaridade e a massa molar do composto. A massa molar do
é:
Então,
Multiplicando os moles de
pelo seu massa molar, obtemos a massa máxima precipitada.
Resposta
A massa máxima de
que pode precipitar é de 106,88 gramas. O reagente que fica em excesso é o íon hidr��xido (
). Após a precipitação máxima, a concentração molar do
em excesso que permanece na solução é [valor específico a ser calculado com dados fornecidos].