No máximo, quantos elétrons pode haver em um átomo com cada um dos seguintes conjuntos de números quânticos?
a)
b)
c)
d)
e)
a)
b)
c)
d)
e)
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício pede para descobrir o número máximo de elétrons que podem existir em um átomo com determinados conjuntos de números quânticos. Vamos usar os conceitos de números quânticos principais (n), secundários (l), magnéticos (mₗ) e de spin (mₛ). Precisamos lembrar que cada combinação única desses números pode ter no máximo dois elétrons, com spins opostos.
Passo 2
a)
Quando
, o único valor possível para
é 0. Com
, o único valor para
é 0. Assim, só temos uma combinação para os números quânticos
,
e
. Cada uma pode ter dois elétrons com spins opostos.
Passo 3
b)
Aqui,
e
. Para
, os possíveis valores de
são -1, 0 e +1, totalizando 3 combinações. Cada combinação pode ter dois elétrons com spins opostos. Então, multiplicamos 3 por 2.
Passo 4
c)
Agora, fixamos
,
e
. Isso significa que temos apenas uma combinação de números quânticos. Cada combinação pode ter dois elétrons com spins opostos.
Passo 5
d)
Aqui,
e
. Mas, para
, o valor máximo de
é
. Então,
não é válido para
. Portanto, não pode haver elétrons com esse conjunto de números quânticos.
Passo 6
e)
Com
e
, os possíveis valores de
são -1, 0 e +1, totalizando 3 combinações. Como
está fixo em
, cada
pode ter apenas um elétron com esse spin. Então, multiplicamos 3 por 1.
Resposta
a) 2 elétrons
b) 6 elétrons
c) 2 elétrons
d) 0 elétrons
e) 3 elétrons
Exercícios relacionados
Quais são os símbolos dos orbitais compreendidos:
a) no nível , subnível
?
b) no nível , subnível
?
c) no nível ?
a) no nível
b) no nível
c) no nível
Qual a tendência geral observada para os seguintes elementos. Justifique sua resposta baseandose na carga nuclear efetiva.
a) Afinidade eletrônica: Li, Be, B, C, N, O e F
a) Afinidade eletrônica: Li, Be, B, C, N, O e F
Considere os seguintes pares de orbitais pertencentes a espécies polieletrônicas isoladas. Em cada par, indique qual orbital tem menor energia, ou indique se as energias são iguais.
d)
d)
Dê o nome e o símbolo para cada um dos átomos que têm no estado fundamental a seguinte configuração eletrônica no nível de valência.
b)
b)