momento magnético da terra é cerca de . (a) Se a magnetização do núcleo da terra for , qual o volume do núcleo? (b) Qual o raio deste núcleo se ele fosse esférico e concêntrico à terra?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente vai falar sobre o momento magnético da Terra, que tá ligado à magnetização do núcleo terrestre. A gente vai precisar entender como relacionar o momento magnético com a magnetização e usar isso pra achar o volume do núcleo e, depois, o raio dele, assumindo que ele é esférico.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é momento magnético. O momento magnético ( ) é uma medida da força e da direção do campo magnético que algo, como o núcleo da Terra, pode gerar. A fórmula que relaciona o momento magnético ( ) com a magnetização ( ) e o volume ( ) é:
Aqui, é a magnetização, que é a quantidade de magnetização por unidade de volume.

Passo 3

Queremos encontrar o volume do núcleo ( ). Para isso, vamos rearranjar a fórmula acima para isolar :
Vamos substituir os valores que foram dados no enunciado:
Então:

Passo 4

Agora que temos o volume do núcleo, vamos descobrir o raio desse núcleo, assumindo que ele é uma esfera. A fórmula do volume de uma esfera é:
Queremos encontrar , então vamos resolver a equação para :

Passo 5

Vamos substituir o valor do volume que encontramos ( ) na fórmula para calcular :
Calculando isso:

Resposta

(a) O volume do núcleo da Terra é .
(b) O raio desse núcleo, assumindo que seja esférico e concêntrico com a Terra, é aproximadamente ou 11,200 metros.

Exercícios relacionados

Os gases e queimam num cilindro fechado. O sistema transfere 1150 J para a vizinhança e na expansão realiza 480 J de trabalho na vizinhança. Qual é a mudança de energia interna do sistema ?
Uma particula move-se ao longo do eixo xy. As suas coordenadas săo dadas em função do tempo por (wt) e sen (wt), onde e w são constantes. Mostrar que em cada ponto a velocidade da partícula é perpendicular ao seu vetor de posição. (Sugestão: Mostrar que o produto escalar r.v é sempre igual a zero).
Num modelo simples do paramagnetismo, podemos considerar que uma certa fração das moléculas tem os momentos magnéticos alinhados com o campo magnético externo e que o restante das moléculas tem os momentos com orientação ao acaso, e não contribui para o campo magnético. (a) Usar este modelo, e a lei de Curie, para mostrar que na temperatura e no campo magnético , a fração de moléculas alinhadas é . (b) Calcular esta fração em , admitindo seja igual a 1 magnéton de Bohr.
Um solenóide muito comprido, de comprimento e área da seçã reta , tem espiras por unidade de comprimento e uma corrente 1 . O solenoide está cheio por um núcleo de ferro de permeabilidade relativa . (a) Achar a auto-indutância do solenóide. (b) Usar a fim-t de achar a energia no solenóide em termos do campo magnético . © Mostrar que a densidade de energia no solenóide é .