Mostre a estrutura de Lewis para o ácido ascórbico. Enfatizando todos os elétrons isolados, ligações, hibridação e se houver os hidrogênios ácidos.
Passo 1
Vamos resolver o exercício que pede para mostrar a estrutura de Lewis do ácido ascórbico. Esse exercício está ligado à Química, mais especificamente à teoria da estrutura de Lewis. Para resolver, vamos precisar saber como distribuir os elétrons de valência, identificar ligações e pares isolados, determinar a hibridação dos átomos e identificar possíveis hidrogênios ácidos.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar a fórmula química do ácido ascórbico, que é C₆H₈O₆. Isso significa que temos 6 carbonos, 8 hidrogênios e 6 oxigênios para distribuir os elétrons.
Passo 3
Vamos calcular o número total de elétrons de valência. Carbono © tem 4 elétrons, hidrogênio (H) tem 1 elétron e oxigênio (O) tem 6 elétrons.
Total: (6 × 4) + (8 × 1) + (6 × 6) = 24 + 8 + 36 = 68 elétrons de valência.
Total: (6 × 4) + (8 × 1) + (6 × 6) = 24 + 8 + 36 = 68 elétrons de valência.
Passo 4
Agora, estruturamos a molécula esboçando a cadeia principal de carbonos e conectando os oxigênios e hidrogênios. Geralmente, o ácido ascórbico tem uma estrutura cíclica com grupos hidroxila (-OH) ligados aos carbonos.
Passo 5
Distribuímos os elétrons para formar ligações. Cada ligação simples entre dois átomos usa 2 elétrons. Vamos conectar os carbonos entre si e ligar os oxigênios e hidrogênios de forma a satisfazer a regra do octeto para cada átomo, exceto para o hidrogênio, que só precisa de 2 elétrons.
Passo 6
Após formar as ligações, verificamos os pares de elétrons isolados. Os oxigênios que não estão ligados a hidrogênios terão pares de elétrons isolados, que são importantes para a reatividade da molécula.
Passo 7
Determinar a hibridação dos átomos de carbono. No ácido ascórbico, os carbonos estão principalmente hibridados em sp³, pois formam quatro ligações simples cada um.
Passo 8
Identificamos os hidrogênios ácidos. No ácido ascórbico, os hidrogênios ligados aos oxigênios dos grupos hidroxila são hidrogênios ácidos, pois podem ser facilmente perdidos como prótons (H⁺).
Resposta
A estrutura de Lewis do ácido ascórbico apresenta um anel cíclico de seis carbonos com grupos hidroxila (-OH) ligados a alguns carbonos. Cada átomo de oxigênio ligado aos carbonos possui pares de elétrons isolados. Os carbonos estão hibridados em sp³, formando ligações simples. Os hidrogênios ligados aos oxigênios dos grupos hidroxila são hidrogênios ácidos.