e . Considerando que e são eventos mutuamente exclusivos, calcule:
b)

Passo 1

Beleza, temos que e . Além disso, os eventos e são mutuamente exclusivos, ou seja, não podem acontecer ao mesmo tempo. Nosso objetivo aqui é calcular , que é a probabilidade de não ocorrer o evento . Para isso, vamos usar conceitos básicos de probabilidade, especificamente o complemento de um evento.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa . O complemento de um evento, representado por , é simplesmente a probabilidade de o evento não acontecer. A relação entre a probabilidade de um evento e o seu complemento é dada por:
Isso acontece porque a soma das probabilidades de um evento e seu complemento sempre resulta em 1 (ou 100%).

Passo 3

Agora, vamos aplicar a fórmula usando o valor que temos para :

Resposta

Exercícios relacionados

Uma das propriedades da média é:
a) a soma dos quadrados dos desvios é máxima.
b) a soma dos desvios em relação à média é sempre diferente de zero.
c) a soma da média à sua metade é sempre um extremo da distribuição.
d) a soma dos desvios em relação à média é zero.
Identifique o espaço amostral em cada um dos seguintes casos:
c) selecionar um recém-nascido não prematuro e anotar o peso. A experiência indica que o peso não é inferior a 1 kg nem superior a 6 kg ;
(PUC-SP) A média aritmética de um conjunto de 12 números é 9 . Se os números 10, 15 e 20 forem retirados do conjunto, a média dos restantes será:
a) 7
b) 10
c) 12
d) 15
(FUZILEIROS NAVAIS) Em um concurso, atribuiu-se peso 3 à prova de matemática, peso 2 para a de contabilidade e peso 5 para a de português. Um candidato tirou nota 6 em português, 6 em contabilidade e 5 em matemática. Qual foi a sua média?
a) 5,7
b) 5,6
c) 5,5
d) 5,4