e . Considerando que e são eventos mutuamente exclusivos, calcule:
a)

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Sabemos que a probabilidade do evento é e a probabilidade do evento é . Além disso, e são eventos mutuamente exclusivos, ou seja, não podem acontecer ao mesmo tempo. Agora, precisamos calcular a probabilidade do complemento de , que é representada por . Para isso, vamos usar conceitos básicos de probabilidade sobre eventos complementares.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um complemento de um evento. O complemento de , denotado por , é o evento que ocorre quando não acontece. A soma das probabilidades de um evento e seu complemento sempre é igual a 1. Matematicamente, isso é representado por:

Passo 3

Com essa relação, podemos isolar para encontrar a probabilidade que nos foi pedida. Vamos rearranjar a equação:

Passo 4

Agora, vamos substituir o valor dado de na equação:

Resposta

A probabilidade do complemento de é .

Exercícios relacionados

Em um jogo deve-se acertar um número entre 0 e 999 previamente sorteado. Pede-se a um participante do jogo que diga um número nesse intervalo. Qual a probabilidade dessa pessoa acertar o número sorteado? Qual a probabilidade dizer um número incorreto?
Quais dos seguintes eventos são mutuamente exclusivos?
g) Extrair uma dama de um baralho/ extrair uma carta vermelha de um baralho.
e . Considerando que e são eventos mutuamente exclusivos, calcule:
d)
(FUZILEIROS NAVAIS) Em uma base naval havia 18 oficiais. Um deles foi para a reserva e foi substituído por outro de 22 anos. Com isso a média das idades dos oficiais diminuiu em dois anos. Determine a idade, em anos, do oficial que foi para a reserva.
a) 58
b) 60
c) 62
d) 64