“Para projetar os membros e as conexões de uma treliça, é necessário primeiro determinar a força desenvolvida em cada membro quando a treliça está sujeita a um determinado carregamento. Para isso, faremos duas hipóteses importantes: Todas as cargas são aplicadas nos nós; os membros são conectados entre si por pinos lisos. Para uma treliça, quando aplicadas forças em seus nós, quais os tipos de forças internas que as barras desta treliça podem ter? Escolha uma:
a. Apenas força normal
b. Força normal e de cisalhamento
c. Apenas momento
d. Força de cisalhamento e momento
e. Força normal, cisalhamento e momento
a. Apenas força normal
b. Força normal e de cisalhamento
c. Apenas momento
d. Força de cisalhamento e momento
e. Força normal, cisalhamento e momento
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado está falando sobre treliças, que são estruturas usadas para suportar cargas. A gente precisa descobrir que tipo de forças internas as barras dessa treliça podem ter quando aplicamos cargas nos nós (os pontos onde as barras se encontram). Para resolver isso, vamos precisar entender os conceitos de força normal, força de cisalhamento e momento, além de saber como as conexões por pinos influenciam nessas forças.
Passo 2
Primeiro, vamos entender as duas hipóteses dadas:
- Todas as cargas são aplicadas nos nós: Isso significa que as forças que atuam na treliça estão apenas nos pontos de conexão das barras.
- Membros conectados por pinos lisos: Pinos permitem que as barras girem livremente, sem transmitir momentos de torção entre elas.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre os tipos de forças internas que podem existir nas barras de uma treliça:
- Força Normal: É uma força que atua ao longo do eixo da barra, podendo ser de tração (puxando a barra) ou compressão (empurrando a barra).
- Força de Cisalhamento: É uma força que tenta deslizar uma parte da barra em relação à outra, perpendicularmente ao eixo da barra.
- Momento (ou Torque): É uma força que causa rotação em torno de um ponto.
Passo 4
Considerando que as barras estão conectadas por pinos lisos, elas não transmitem momentos. Isso significa que não haverá momentos internos nas barras da treliça. Além disso, como todas as cargas são aplicadas nos nós e as barras são ideais (sem considerar deformações), não haverá forças de cisalhamento nas barras individuais.
Passo 5
Portanto, as únicas forças internas que as barras da treliça podem ter são forças normais (tração ou compressão).
Resposta
A alternativa correta é:
a. Apenas força normal