• Uma partícula é acelerada a partir do repouso por uma força resultante constante. (a) Mostre que a potência instantânea fornecida pela força resultante é . (b) Para triplicar a aceleração em qualquer instante, qual deve ser o fator de aumento da potência? © Para , a potência instantânea fornecida pela força resultante é de 36 W . Qual deverá ser o valor da potência no instante s para manter a aceleração constante ? Resp: (b) 9 ; © 108 W .

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nesse exercício. A gente está falando sobre uma partícula que começa do repouso e é acelerada por uma força constante. A matéria aqui envolve conceitos de dinâmica (força e aceleração) e potência. Para resolver, vamos precisar entender como relacionar força, aceleração, potência e tempo. Vamos passo a passo!

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é potência instantânea. Potência é a taxa na qual o trabalho é realizado ou a energia é transmitida. Matematicamente, a potência pode ser expressa como:
Onde:
  • é a força aplicada,
  • é a velocidade da partícula.
Como a força resultante é constante e a partícula parte do repouso, podemos relacionar a aceleração usando a segunda lei de Newton:
A velocidade em função do tempo é:
Agora, substituindo e na expressão da potência:
Então, mostramos que:

Passo 3

Agora, vamos para a parte (b). Queremos triplicar a aceleração em qualquer instante. Vamos ver como isso afeta a potência.
A potência é dada por . Se triplicarmos a aceleração ( ), a nova potência será:
Então, para triplicar a aceleração, a potência precisa aumentar por um fator de 9.

Passo 4

Por último, na parte ©, nos dizem que para segundos, a potência é de 36 W. Queremos saber qual será a potência em segundos mantendo a aceleração constante.
Usando a expressão da potência , e sabendo que a aceleração é constante, a potência é diretamente proporcional ao tempo. Portanto:
Substituindo os valores:

Resposta

(b) 9 ; © 108 W

Exercícios relacionados

Um livro de é forçado contra uma mola de massa desprezível com uma constante , comprimindo a mola até uma distância de . Quando ela é liberada, o livro desliza sobre o topo de uma mesa horizontal com coeficiente de atrito cinético . Use o teorema do trabalho-energia para calcular a distância máxima que o livro pode percorrer desde sua posição inicial até atingir o repouso. Resp: a partir do ponto em que a mola é liberada.
Um bloco de gelo de 400 N desliza para baixo sobre um plano inclinado de de comprimento e de altura. Enquanto o bloco desliza, um homem força o mesmo para cima, paralelamente ao plano inclinado, de tal modo que o bloco desce com velocidade constante. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é de 0,10 . Determinar: (a) a força exercida pelo homem; (b) o trabalho realizado pelo homem sobre o bloco; © o trabalho realizado pela força da gravidade sobre o bloco; (d) o trabalho realizado pela superfície do plano sobre o bloco; (e) o trabalho realizado pela força resultante sobre o bloco; (f) a variação da energia cinética. Resp: (a) 208 N ; (b) -312 J; © 360 J ; (d) - 48 J ; (e) Nulo; (f) Nula.
10 - (Ufjf-MG) Durante uma partida de futebol, um jogador, percebendo que o goleiro do time adversário está longe do gol, resolve tentar um chute de longa distância (vide figura). O jogador se encontra a 40 m do goleiro. O vetor velocidade inicial da bola tem módulo e faz um ângulo de com a horizontal, como mostra a figura a seguir. Desprezando a resistência do ar, considerando a bola pontual e usando , sen e :
a) Faça o diagrama de forças sobre a bola num ponto qualquer da trajetória durante o seu vôo, após ter sido chutada. Identifique a(s) força(s).
Quando você usa o macaco de um carro, consegue elevar o carro realizando uma força menor do que o peso do carro. Isso significa que o trabalho realizado por você é menor do que o trabalho realizado caso você elevasse o carro diretamente ? Explique.