Uma pesquisa sobre a preferência dos consumidores por 3 marcas de cerveja A , B e K revelou que dos 500 entrevistados : 70 preferem B e K; 40 preferem A e B; 30 gostam das três marcas; 210 preferem a cerveja A; 230 preferem a cerveja B; 160 preferem a cerveja K; 90 preferem A e K. Determine:
© Quantas não gostam da cerveja A?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício que fala sobre as preferências de 500 pessoas em relação a 3 marcas de cerveja: A, B e K. A gente precisa descobrir quantas dessas pessoas não gostam da cerveja A. Para resolver isso, vamos usar um pouco de teoria de conjuntos e probabilidade. Vamos precisar entender como contar os diferentes grupos de preferências usando diagramas de Venn ou fórmulas de inclusão-exclusão.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar quantas pessoas no total gostam da cerveja A. Pelo enunciado, temos que 210 pessoas preferem a cerveja A.

Passo 3

Agora, para descobrir quantas pessoas não gostam da cerveja A, basta subtrair o número de pessoas que gostam da A do total de entrevistados. Isso porque todas as pessoas ou gostam da A ou não gostam.

Passo 4

Então, fazemos a subtração:
ú

Passo 5

Resolvendo a conta:

Resposta

290 pessoas não gostam da cerveja A.

Exercícios relacionados

Tenho um grupo de 20 pessoas, as quais 12 são saudáveis e 8 doentes. Vou sortear 2 pessoas para uma entrevista. De quantas formas podemos sortear:
© exatamente 1 pessoa saudável e uma pessoa doente?
De quantas maneiras diferentes 6 amigos podem sentar em um banco para tirar uma foto? E se dois deles só aceitam tirar a foto se ficarem juntos?
Calcule o desvio padräo e o coeficiente de variação, considerando:
f.1) os dados não agrupados.
f.2) os dados agrupados.
Calcule o valor da média aritmética, da mediana e da moda (Interprete cada uma dessas medidas). considerando:
e.1) os dados não agrupados.
e.2) os dados agrupados.