Uma pessoa em pé sobre um banco isolado toca um condutor também isolado, mas carregado. Haverá descarga completa do condutor?
  • Não. Haverá apenas uma redistribuição da carga entre o condutor e a pessoa.

Passo 1

Vamos começar entendendo o que o enunciado está nos dizendo. Temos uma pessoa em pé sobre um banco isolado que toca um condutor também isolado e carregado. O assunto aqui entra na área de eletrostática, que estuda as cargas elétricas em repouso. Para resolver isso, precisamos saber como as cargas elétricas se comportam quando dois objetos condutores entram em contato.

Passo 2

Primeiro, é importante saber que condutores são materiais que permitem o livre movimento de eletrões (partículas com carga negativa). Quando dois condutores diferentes se tocam, as cargas elétricas tendem a se redistribuir para alcançar um equilíbrio.

Passo 3

No nosso caso, temos dois condutores isolados: o banco e o condutor carregado. Como ambos estão isolados, eles não têm um caminho fácil para as cargas escaparem para o ambiente (como para a terra). Portanto, quando a pessoa toca o condutor carregado, as cargas vão se distribuir entre o condutor e a pessoa.

Passo 4

Essa redistribuição das cargas vai até que o potencial elétrico (a “pressão” das cargas) seja igual nos dois objetos. Isso significa que as cargas vão se dividir de forma que ambos tenham a mesma quantidade de carga por unidade de potencial, mas sem que haja uma “descarga completa” do condutor.

Resposta

Não. Haverá apenas uma redistribuição da carga entre o condutor e a pessoa.

Exercícios relacionados

Dois segundos após ter sido lançado a partir do solo, um projétil deslocou-se 40 m horizontalmente e 53 m verticalmente em relação ao ponto de lançamento. Quais são as componentes (a) horizontal e (b) vertical da velocidade inicial do projétil? © Qual é o deslocamento horizontal em relação ao ponto de lançamento no instante em que o projétil atinge a altura máxima em relação ao solo?
a) ;
b) ;
c)
Um avião parte de uma cidade A para outra cidade B , mantendo a velocidade constante igual a . Ao alcançar metade do caminho é forçado a diminuir a velocidade, mantendo-a constante em consequentemente, chega ao destino com 15 minutos de atraso. Considerando que o tempo de mudança de velocidade é desprezível, qual a distância entre as cidades A e B? R:
Na descarga de um relâmpago típico, uma corrente de Ampères flui durante . Que quantidade de carga é transferida pelo relâmpago? [Note: Ampère é a unidade de corrente no SI; está definida na Secção 282 do livro; mas o capítulo 23 fornece meios de resolver o problema proposto.]
  • Usamos a Eq. (23-3):
Tal carga é grande ou pequena? Compare com as cargas dadas nos Exemplos resolvidos do livro.
Q 23-1
Sendo dadas duas esferas de metal montadas em suporte portátil de material isolante, invente um modo de car-regá-las com quantidades de cargas iguais e de sinais opostos. Você pode usar uma barra de vidro ativada com seda, mas ela não pode tocar as esferas. É necessário que as esferas sejam do mesmo tamanho, para o método funcionar?
  • Um método simples é usar indução elétrostática: ao aproximarmos a barra de vidro de qualquer uma das esferas quando ambas estiverem em contato iremos induzir (i) na esfera mais próxima, uma mesma carga igual e oposta à carga da barra e, (ii) na esfera mais afastada, uma carga igual e de mesmo sinal que a da barra. Se separarmos então as duas esferas, cada uma delas irá ficar com cargas de mesma magnitude porém com sinais opostos. Este processo não depende do raio das esferas. Note, entretanto, que a densidade de cargas sobre a superfície de cada esfera após a separação obviamente depende do raio das esferas.