(2,5 pontos) Considere um bloco sobre uma mesa. Esse bloco é empurrado por uma mola presa à parede, desliza sobre a mesa e cai no chão. O bloco tem massa . A constante elástica é e a mola foi comprimida em . O bloco desliza uma distância pela mesa, que tem altura . O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a mesa é . (a) Qual a distância máxima para que o bloco caia da mesa? (b) Que velocidade terá o bloco quando atingir o solo? (Dê suas respostas em termos de e .)

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre um bloco de massa que está sobre uma mesa. Esse bloco é empurrado por uma mola com constante elástica , que está comprimida por um comprimento . Quando liberada, a mola faz o bloco deslizar uma distância sobre a mesa, que tem altura , até ele cair no chão. Além disso, há atrito entre o bloco e a mesa, com coeficiente . Vamos usar conceitos de energia, força de atrito e movimento para resolver as duas partes da questão.

Passo 2

Primeiro, vamos resolver a parte (a): Qual a distância máxima para que o bloco caia da mesa?
Para isso, precisamos entender que a energia armazenada na mola será convertida em trabalho contra atrito e energia cinética do bloco. A distância máxima ocorre quando toda a energia da mola é usada para vencer o atrito e permitir que o bloco desloque essa distância.
A energia potencial elástica da mola é dada por:
O trabalho realizado pela força de atrito é:
Para que o bloco consiga deslizar a distância , a energia da mola deve ser igual ao trabalho do atrito:
Agora, isolando :

Passo 3

Agora vamos para a parte (b): Que velocidade terá o bloco quando atingir o solo?
Para encontrar a velocidade no momento de atingir o solo, consideramos que a energia da mola é usada para vencer o atrito, dar velocidade ao bloco e também para cair pela altura .
Primeiro, encontramos a energia remanescente para a velocidade:
O trabalho contra o atrito até a borda da mesa é:
A energia cinética do bloco na ponta da mesa será:
é
Então, a velocidade na ponta da mesa é:
é
Agora, ao cair do modo, a velocidade no solo pode ser encontrada usando a cinemática, mas como a velocidade na ponta da mesa já está conhecida, e o bloco cai de uma altura , aplicamos:
Substituindo :

Resposta

(a) A distância máxima para que o bloco caia da mesa é:
(b) A velocidade do bloco ao atingir o solo é:

Exercícios relacionados

Você empurra uma caixa grande sobre o solo com velocidade constante, exercendo uma força horizontal sobre ele. Há atrito entre o solo e a caixa. A força de atrito tem um módulo que é
a) zero
b)
c) maior do que
d) menor do que
e) impossível de quantificar sem ter mais informações
Um bloco de motor de massa está sobre a carroceria de uma caminhonete que viaja em linha reta sobre uma estrada plana com velocidade inicial de . O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a carroceria é . Encontre a distância mínima em que a caminhonete consegue parar sem que o bloco de motor deslize na direção da cabine. (Resp.: 85 m )
No topo de um plano inclinado de altura h existem dois blocos. A inclinação do plano em relação à horizontal vale . Um dos blocos é largado no ar, sem velocidade inicial e o tempo da queda livre deste bloco é igual a t. O outro bloco é
largado sobre o plano, também sem velocidade inicial, e leva um tempo igual a 2 t para deslizar até a base do plano. Calcule:
a) a aceleração do bloco que deslizou sobre o plano.
b) o coeficiente de atrito cinético entre o plano e o bloco.
Uma moeda é colocada sobre uma plataforma circular que gira executando 4 rotações completas em 2,5 s. a) Calcule o módulo da velocidade da moeda supondo que ela esteja situada a uma distância de 6 cm do centro de rotação da plataforma, sem deslizar sobre a plataforma. b) Sendo a massa da moeda 10 g , calcule a força centrípeta que atua sobre a moeda neste instante. c) Qual é o valor da força de atrito que atua sobre a moeda nas condições do item (a)?