( 2,5 pontos) Na Figura 1 abaixo é mostrado a relação entre 3 diferentes unidades de comprimento. e) Se uma régua de 30 centímetros cabe perfeitamente entre os pontos 1,6 e 7,8 da escala em Quasar, qual é o fator de conversao entre Centurion e centímetros?
Fig. 1: Relação entre diferentes unidades de comprimento.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre diferentes unidades de comprimento e nos dá uma situação específica: uma régua de 30 centímetros cabe exatamente entre os pontos 1,6 e 7,8 na escala chamada Quasar. Nosso objetivo aqui é encontrar qual é o fator de conversão entre Centurion e centímetros. Para resolver isso, vamos precisar entender como relacionar as unidades na escala Quasar com os centímetros que a régua mede.

Passo 2

Primeiro, vamos descobrir quantos Centurions correspondem à distância entre os pontos 1,6 e 7,8 na escala Quasar. Para isso, subtraímos o ponto inicial do ponto final:
Então, a distância entre os pontos 1,6 e 7,8 é de 6,2 Centurions.

Passo 3

Sabemos que essa distância de 6,2 Centurions equivale a 30 centímetros na régua. Agora, queremos encontrar o quanto corresponde 1 Centurion em centímetros. Para isso, vamos dividir os 30 centímetros pela quantidade de Centurions que eles representam:
ã

Passo 4

Fazendo a conta:
Arredondando, temos que cada Centurion corresponde aproximadamente a 4,84 centímetros.

Resposta

O fator de conversão entre Centurion e centímetros é aproximadamente 4,84 cm/Centurion.

Exercícios relacionados

Com base na situação descrita identifique qual Lei de Newton está relacionada com os exemplos descritos. Explique brevemente como cada lei se aplica em cada situação. Durante a colheita um agricultor está operando uma colheitadeira em um campo com terreno irregular.
A) A máquina começa a se movimentar a partir do repouso após o agricultor ligar o motor.
Determine a resposta de vibração livre de um sistema massa-mola sujeito a amortecimento Coulomb com a utilização do MATLAB para os seguintes dados: ,
b) A frequência natural.II
( 2,5 pontos) Em uma galáxia muito distante do planeta Terra, um ser extraterrestre mede o comprimento de sua espaçonave com um laser e anota o valor de 49,8 tuturion. Se a luz laser de seu equipamento de medida demora 0,3 segundos para percorrer a distância equivalente 30 comprimento de sua espaçonave, a) encontre o fator de conversão da unidade extraterrestre tuturion para metros, lembrando que a velocidade da luz é uma constante da Natureza, que pode ser encontrada em livros textos.
Suponha que um motorista venha com velocidade de , e perceba que há um muro a à sua frente. Ele pensa em duas estratégias diferentes: A primeira consiste em simplesmente frear completamente o carro, continuando o movimento em linha reta, até que ele pare. A segunda consiste em fazer o carro executar uma curva circular de raio igual à distância entre o carro e o muro, para que ele passe tangenciando o muro e não bata (supondo que a velocidade se mantenha constante). Em cada um dos casos, qual o coeficiente de atrito importante para que a manobra tenha sucesso, o estático ou o dinâmico? Em cada um dos casos, qual o coeficiente de atrito mínimo (estático ou dinâmico, segundo sua resposta da questão anterior) para que ele consiga escapar da colisão? Atenção! Em uma situação real, a estratégia da curva pode fazer o carro capotar devido à alta velocidade. Não tentem isso em casa!