(2 pontos) Uma força constante de 60 N atua sobre uma caixa de . A caixa está, inicialmente, se movendo a no sentido da força e, depois, ela se move a . Determine o trabalho realizado por esta força e a potência média por ela desenvolvida durante o intervalo de .

Passo 1

Então, vamos lá! Temos uma força constante de 60 N agindo sobre uma caixa de 4,0 kg. No começo, a caixa se move a 15 m/s na direção da força, e depois de 2 segundos, ela está a 45 m/s. Nosso objetivo aqui é descobrir dois pontos principais: quanto trabalho essa força realizou e qual foi a potência média desenvolvida durante esses 2 segundos. Para resolver isso, vamos precisar usar conceitos de trabalho, energia e potência da física.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é trabalho. Trabalho ( ) é a energia transferida por uma força quando ela move um objeto. A fórmula para calcular o trabalho é:
onde:
  • é a força aplicada,
  • é a distância percorrida,
  • é o ângulo entre a força e a direção do movimento.
No nosso caso, a força está na mesma direção do movimento, então .

Passo 3

Mas para calcular o trabalho, precisamos saber a distância que a caixa percorreu em 2 segundos. Como temos a velocidade inicial e final, podemos usar a fórmula da velocidade média para encontrar essa distância. A velocidade média ( é) é:
é
Onde:
  • (velocidade inicial),
  • (velocidade final).
Calculando:
é

Passo 4

Agora, com a velocidade média, podemos encontrar a distância percorrida ( ) em 2 segundos:
é

Passo 5

Agora que temos a distância, podemos calcular o trabalho realizado pela força:
Como graus:

Passo 6

Agora vamos calcular a potência média ( ). Potência é a taxa com que o trabalho é realizado, ou seja:
Onde:
  • ,
  • .
Calculando:

Resposta

O trabalho realizado pela força é de 3600 J e a potência média desenvolvida durante os 2 segundos é de 1800 W.

Exercícios relacionados

Suponha que você jogue uma bola de massa igual a contra uma parede. Ela colide com a parede quando está se movendo horizontalmente para a esquerda a , retornando horizontalmente para a direita a . Sabendo que a bola permanece em contato com a parede durante , ache a força horizontal média, módulo e direção, que a parede exerce sobre a bola durante a colisão.
(2 pontos) A energia potencial de um corpo restrito ao eixo x é dada por , onde está em joules e está em metros. (a) Determine a força associada a esta função energia potencial. (b) Supondo que não haja outras forças atuando sobre o corpo, em que posições o corpo está em equilíbrio? © Quais destas posições de equilíbrio são estáveis e quais são instáveis? Obs.: Veja as derivadas de e lembre das aulas de cálculo.
(2 pontos) Um carro de 3000 kg , movendo-se com uma velocidade inicial de em uma estrada horizontal, desliza até parar 80 m adiante. Utilizando o teorema trabalho-energia cinética, determine a energia dissipada pelo atrito.
Um bloco de 2 kg é lançado para cima de um ponto 20 m acima da superfície da Terra. Em que altura acima da superfície da Terra a energia potencial do sistema bloco-Terra aumenta de 500 J ?
A. 5 m
B. 25 m
C. 46 m
D. 70 m
E. 270 m