Porque os metais com estrutura cristalina tipo CFC apresentam, de uma forma geral, menor resistência a deformação, ou seja são mais macios que os metais CCC.
Passo 1
Vamos lá! Você me perguntou por que os metais com estrutura cristalina tipo CFC (Cúbica de Face Centrada) geralmente são mais macios e têm menor resistência à deformação comparados aos metais com estrutura CCC (Cúbica de Corpo Centrado). Vamos explorar isso juntos!
Passo 2
Primeiro, precisamos entender o que são essas estruturas cristalinas. A estrutura cristalina de um metal refere-se à disposição ordenada dos átomos no interior do material. No tipo CFC, cada célula unitária do cristal tem átomos localizados nos cantos e no centro de cada face do cubo. Já na estrutura CCC, os átomos estão nos cantos e há um átomo no centro do cubo.
Passo 3
Agora, como isso afeta a resistência à deformação? A resistência à deformação de um metal está relacionada à facilidade com que suas camadas atômicas podem deslizar umas sobre as outras quando submetidas a forças.
Passo 4
Nos metais com estrutura CFC, há mais planos atômicos dispostos de maneira que facilitam esse deslizamento. Isso significa que as camadas de átomos podem se mover mais facilmente umas sobre as outras quando o metal é deformado. Por outro lado, na estrutura CCC, há menos planos ativos para o deslizamento, tornando a deformação mais difícil e, consequentemente, o metal mais rígido.
Passo 5
Além disso, a estrutura CFC geralmente tem uma maior densidade de empacotamento de átomos, o que também contribui para uma maior ductilidade, ou seja, maior capacidade de deformação sem quebrar.
Resposta
Por causa da disposição dos átomos que facilita o deslizamento das camadas na estrutura CFC, os metais com essa estrutura são geralmente mais macios e têm menor resistência à deformação do que os metais com estrutura CCC.