A posição de uma partícula que se desloca ao longo de um eixo x é dada por: , onde a e b são constantes. Se x for dada em metros e t em segundos, mostre que deve ser dado em e que b deve ser dado em . Obtenha a expressão da velocidade da partícula. Obtenha uma expressão para a aceleração da partícula.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre a posição de uma partícula ao longo de um eixo x, dada pela equação , onde e são constantes. Somos pedidos para descobrir as unidades de e , além de encontrar as expressões para a velocidade e a aceleração da partícula. Para isso, vamos usar noções de cinemática e derivadas do cálculo diferencial.

Passo 2

Primeiro, vamos entender as unidades de e . Sabemos que está em metros (m) e em segundos (s). A equação é:
Para que as unidades de cada termo sejam consistentes, as unidades de e devem ser iguais a metros.
  • Para :
  • Para :
Então, tem unidades de metros por segundo ao cubo ( ) e tem unidades de metros por segundo à quarta ( ).

Passo 3

Agora, vamos encontrar a expressão da velocidade da partícula. A velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo. Então, vamos derivar em relação a :
Calculando as derivadas termo a termo:
Então, a expressão da velocidade é .

Passo 4

Por fim, vamos encontrar a expressão da aceleração da partícula. A aceleração é a derivada da velocidade em relação ao tempo, ou a segunda derivada da posição. Vamos derivar em relação a :
Calculando as derivadas termo a termo:
Então, a expressão da aceleração é .

Resposta

  • Unidade de :
  • Unidade de :
  • Velocidade da partícula:
  • Aceleração da partícula:

Exercícios relacionados

Um carro se desloca com aceleração constante em módulo, direção. O carro percorre em 5 s a distancia de 50m que separa dois pontos. Sua velocidade quando ele passa pelo primeiro ponto vale . Calcule a velocidade com que ele passa pelo segundo ponto. Calcule a aceleração do carro. A que distancia antes do primeiro ponto o carro partiu do repouso? Calculo o tempo gasto pelo carro desde o repouso até o momento em que sua velocidade atinge o valor de .
Três vetores são dados por . Determine: A. (B . Coloque esses vetores um sistema de coordenadas retangulares.
Um elevador sobe com uma aceleração, pra cima de . No instante em que sua velocidade é de , um parafuso cai do teto do elevador, que está a do seu piso. Calcule o tempo que o parafuso gasta para atingir o piso. Calcule seu deslocamento em relação ao solo.
Como medir massa de uma partícula na Terra e no espaço fora da Terra?