A posição de uma partícula ao longo do cixo depende do tempo de acordo com a equação , onde está em metros segundos. (f) Qual é a aceleração da partícula ao final de cada um dos 4 primeiros segundos?

Passo 1

Então, temos um exercício que fala sobre a posição de uma partícula ao longo do eixo em função do tempo . A equação dada é , onde está em metros e em segundos. Vamos precisar usar conceitos de derivadas para encontrar a aceleração da partícula nos primeiros 4 segundos.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo. Então, vamos derivar para encontrar a expressão da velocidade .
A derivada de em relação a é:

Passo 3

Agora, para encontrar a aceleração, precisamos derivar a velocidade em relação ao tempo. A aceleração é a derivada de .
Derivando :

Passo 4

Com a expressão da aceleração , vamos calcular a aceleração ao final de cada um dos 4 primeiros segundos. Isso significa que vamos substituir por 1, 2, 3 e 4 segundos na equação da aceleração.
Para :
Para :
Para :
Para :

Resposta

A aceleração da partícula ao final de cada um dos 4 primeiros segundos é:

Exercícios relacionados

Ambas as distâncias de 100 jardas e 100 metros são usadas para a colocação de barreiras, em provas de corrida. Qual das duas é maior? Por quantos metros é maior? Por quantos pés?
Um pêndulo cônico é formado por um seixo de 53 g preso a um fio de . O seixo oscila em torno de um círculo de 25 cm de raio. (a) Qual é a velocidade do seixo?
Suponha que a força de atração gravitacional do Sol fosse subitamente desligada, de modo que a Terra se tornasse um objeto livre no lugar de estar confinada a orbitar em torno do Sol. Quanto tempo demoraria para a Terra atingir uma distância ao Sol igual ao raio da órbita atual de Plutão? (Dica: Você encontrará alguns dados necessários no Apêndice C.)
A posição de uma partícula ao longo do cixo depende do tempo de acordo com a equação , onde está em metros segundos. (b) Em quanto tempo a partícula alcança sua máxima posição positiva?