2 mu g de uma preparação enzimática de beta-amilase liberam 34,2 mg de maltose por minuto, de uma solução de amido a 1 %, nas condições ótimas de temperatura e pH . Determinar a atividade específica ( U / m g ) da enzima ( MM da maltose =342 g / mol ; 1 U=mu mol / min )

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão fala sobre uma preparação de enzima β-amilase que libera uma certa quantidade de maltose a partir de uma solução de amido. Nosso objetivo aqui é determinar a atividade específica da enzima, que basicamente nos diz quantas unidades da enzima estão presentes por miligrama dela. Para resolver isso, vamos precisar entender como calcular unidades enzimáticas e converter massas em mols usando o peso molecular.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular quantos mols de maltose foram produzidos por minuto. Sabemos que foram liberados 34,2 mg de maltose por minuto e o peso molecular (MM) da maltose é 342 g/mol. Para converter a massa em mols, usamos a fórmula:
Número de mols = MassaPeso Mo<=cular ú
Então:
Número de mols = 34,2 , mg342 , g/mol = 34,2 times 10^-3 , g342 , g/mol = 1 times 10^-4 , mol ú

Passo 3

Agora, vamos determinar as unidades enzimáticas (U). Sabemos que 1 U = 1 μmol/min. Já calculamos que foram produzidos 1 × 10⁻⁴ mol de maltose por minuto, que é igual a 100 μmol por minuto (já que 1 mol = 10⁶ μmol). Portanto:
Unidades enzimáticas (U) = 100 , mumol/min á

Passo 4

Em seguida, precisamos converter a quantidade de enzima de microgramas para miligramas, já que a atividade específica é expressa em U/mg. Sabemos que:
2 , mug = 0,002 , mg

Passo 5

Finalmente, vamos calcular a atividade específica (U/mg) dividindo as unidades enzimáticas pela massa de enzima em miligramas:
Atividade específica = 100 , mumol/min0,002 , mg = 50.000 , U/mg í

Resposta

A atividade específica da enzima β-amilase é de 50.000 U/mg.

Exercícios relacionados