A pressão em cada um dos seguintes sistemas é reduzida de tal modo que o volume aumenta de 2 L para 10 L . Como é deslocado o equilíbrio para as reações abaixo?
a.
a.
Passo 1
Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma reação química onde a pressão do sistema é reduzida fazendo com que o volume aumente de 2 litros para 10 litros. Precisamos descobrir como isso afeta o equilíbrio da reação:
Vamos usar o Princípio de Le Chatelier, que nos diz que se perturbarmos um sistema em equilíbrio, ele vai reagir para minimizar essa perturbação. Aqui, a mudança é na pressão (ou volume), então vamos ver como isso influencia o equilíbrio.
Passo 2
Primeiro, vamos relacionar a mudança de volume com a pressão. Quando o volume aumenta de 2 L para 10 L, a pressão diminui. A relação entre pressão e volume é inversamente proporcional, de acordo com a Lei de Boyle:
Isso significa que, se o volume aumenta, a pressão diminui.
Passo 3
Segundo o Princípio de Le Chatelier, se a pressão diminui, o sistema vai tentar aumentar a pressão para compensar essa mudança. Como a pressão está relacionada ao número de moléculas gasosas, o equilíbrio vai se deslocar para o lado que produz mais moléculas de gás.
Passo 4
Vamos analisar a reação:
Do lado dos reagentes, temos 2 moléculas de
. Do lado dos produtos, temos 2 + 1 = 3 moléculas de gás (2
e 1
).
Passo 5
Como a reação no lado dos produtos tem mais moléculas de gás (3) comparado ao lado dos reagentes (2), o sistema vai se deslocar para os produtos para aumentar o número de moléculas de gás, aumentando assim a pressão e minimizando a queda inicial da mesma.
Resposta
O equilíbrio se desloca para a direita, favorecendo a formação de
e
.
Exercícios relacionados
A
para este sistema é bem maior, cerca de 0,10 . Calcule [NO] a
se
.
Para o sistema em equilíbrio,
Considere que o sistema representado pela equação abaixo esteja em equilíbrio:
a) Determine, por meio da análise dos dados que constam no quadro abaixo, a lei de velocidade para a reação representada.
Experimento |
|
|
Velocidade inicial
|
---|---|---|---|
1 | 0,10 | 0,20 | 24 |
2 | 0,25 | 0,20 | 150 |
3 | 0,10 | 0,50 | 60 |
4 | 0,35 | 0,50 | 735 |
Os valores de
para alguns compostos e íons são apresentados no quadro abaixo.
e) Determine o pH de uma solução preparada pela dissolução de 14,51 g de benzoato de sódio e
de ácido benzóico em água suficiente para perfazer um litro de solução.
e) Determine o pH de uma solução preparada pela dissolução de 14,51 g de benzoato de sódio